Se você é um apreciador de música, existe uma fortíssima probabilidade de que se interesse por rock, ou por algum gênero derivado dele. Seja o clássico Rock N’Roll de Chuck Berry e Elvis Presley, o Punk Rock de Ramones e Sex Pistols, ou o heavy metal de Black Sabbath, Metallica e Iron Maiden. Em algum ponto dessa vasta genealogia deve ter algo que te prenda a atenção. E aí surge a questão: o que é que todos eles teriam em comum? Nesse novo vídeo do canal O Que É Música?, tentamos dar vida a esse debate.

Seguindo a tradição do canal, não podemos iniciar qualquer discussão sem antes dar um pouco de contexto histórico a ela. Buscaremos, então, entender de onde veio o rock: quais gêneros o precederam, quais situações levaram à sua criação, e como ele evoluiu a partir de seu surgimento.

 

Tendo as respostas para essas questões em mente, podemos finalmente pensar no debate que move esse vídeo. Afinal de contas, tendo gerado tantas ramificações e dado origem a um ecossistema musical tão complexo, seria possível isolar alguma característica –seja ideológica, social ou musical- que defina e aproxime todos os subgêneros no universo do rock?

 

Nesse vídeo, apresento as minhas visões a respeito, mas acima de tudo, deixo aberto o espaço para que você, ouvinte e espectador, compartilhe as suas opiniões também. Junte-se a mim nesse debate, e vamos tentar entender: o que define o rock, afinal de contas?

 

Aguce os ouvidos, e seja bem vindo a mais um vídeo do canal O Que É Música?!