Desde o seu início, o canal O Que É Música? tem sido dedicado à transmissão de conhecimento e informação sobre o universo musical. No entanto, chegamos agora ao décimo vídeo, e eu quis fazer algo especial. Por isso decidi inverter essa lógica. Dessa vez, vou compartilhar algumas ferramentas que vocês, ouvintes, podem aplicar para extrair mais das músicas que ouvem, e ampliar seus horizontes musicais.
Estamos falando aqui das versões simplificadas de algumas práticas que são comumente utilizadas no treinamento de músicos profissionais. E a ideia fundamental que as une é simples: aprender a organizar mentalmente aquilo que ouvimos, e ensinar nossos cérebros a assimilarem com mais facilidade as informações musicais que chegam aos nossos ouvidos.
Para tal, iniciamos o vídeo discutindo o conceito de “transcrição”, uma das práticas mais temidas no universo da educação musical, mas também uma das mais benéficas. É claro que a aplicação plena desse tipo de exercício demanda uma base de teoria musical que eu não espero dos espectadores do canal. Por isso tomei a liberdade de diluí-lo em alguns elementos básicos, sem os quais ele não seria possível, e que estão acessíveis a qualquer um que tenha o mínimo interesse em música.
Com isso em mente, nesse vídeo vamos falar sobre ouvir pulsações, identificar formas, nomear e diferenciar elementos musicais, e, acima de tudo, sobre ouvir música de forma imersiva! Tudo com o intuito de levar você a desenvolver a sua audição e a sua apreciação musical. Ao final, ainda temos um desafio , e para aceitá-lo basta ter disposição e interesse por música!
“Agucem seus ouvidos” costuma ser a última frase dos meus textos, mas dessa vez ela é o ponto central. Sejam muito bem vindos a mais um vídeo do canal O Que É Música?!