Saiba, ó Príncipe, antes dos anos que engoliram Atlântida, das cidades brilhantes e em um mundo antes que os mundos de fato existissem, houve uma era inimaginável, repleta de portentosos reinos de pura energia. E todos os seus súditos eram partículas, dispersas nos éons do espaço-tempo.
E uma dessas partículas era a mais especial de todas, pois ela carregava a Luz. Essa partícula é o fóton e ainda hoje vários deles estão entre nós. Iluminando nossa vida, fazendo as plantas crescerem, energizando cidades.
Aqui seremos seus cronistas e lhe conduziremos para o reino iluminado, ainda que muitas vezes não o enxerguemos. Hoje iremos explorar aquele que esteve entre nós desde o primeiro dia.
Nesse SciCast, ajude-nos a encontrar dados significativos para a última pergunta.
E que se faça a Luz.
Agora você pode ajudar a financiar o SciCast
Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Estrela Steinkirch e Eder Santana. Revisor: Jorge Flávio Costa. Apresentação: Jorge Flávio Costa e Ronaldo Gogoni. Engenharia de Som: Jorge Flávio Costa e Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Estrela Steinkirch. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti. Convidados Especiais: Rafael S. Calsaverini e Roberto Pena.
Diretoria:
- Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui;
- Página dos #AmigosDoPause no Facebook;
- Avalie o SciCast no iTunes;
- Papel de parede da vitrine (download 1920 × 1080).
Comentados no episódio:
- Teste Daltonismo.
- Como enxergam os daltônicos.
- Vantablack: O material mais escuro criado.
- Adesivo da APS Physics do desvio para o azul.
Livro:
- Temas Atuais de Física – A Luz (Ricardo Barthem, 2005): A Luz é um dos fenômenos mais intrigantes da natureza. Isto decorre do caráter fisiológico de sua percepção e das dificuldades em se lidar com as grandezas envolvidas. Por conta desta complexidade, os aspectos perceptivos e práticos são essenciais na sua compreensão. O conhecimento científico é apresentado segunda a seqüencia histórica. Com noções básicas sobre a formação de imagens, descreve-se a óptica do olho humano e de alguns sistemas ópticos. Das limitações da óptica geométrica surgiu a óptica física. A união com o eletromagnetismo, no final do século XIX, deu origem a Teoria da Relatividade. O século XX ainda nos reservou novas e intrigantes descobertas apresentadas, através das experiências que revelaram a natureza quântica da luz e suas implicações tecnológicas. Este livro faz parte da coleção “Temas atuais em Física”, uma série de livros de divulgação científica realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Física.
Vídeos:
- BBC: Luz Fantástica: Light Fantastic: explora o fenômeno que nos rodeia e que afeta praticamente todos os aspectos das nossas vidas, mas que nós nem questionamos por ser tão banal: a luz.
- Episódio 01: Estudiosos gregos, árabes, e mais tarde, europeus, como Descartes e Newton, tentaram compreender a luz para poderem perceber melhor a essência de Deus. O primeiro episódio mostra-nos o como as origens da ciência moderna vieram do desejo de penetrar na natureza divina da luz.
- Episódio 02: O segundo programa explora a ligação entre o desenvolvimento das ferramentas práticas que manipulam a luz e a emergência de novas ideias. Conheça a interessante história do arruaceiro e gênio da astronomia Tycho Brahe. Saiba como a emergência do vidro e do cristal venesiano na renascença mudaria a forma como os seres humanos podem ver o mundo ao seu redor. A observação de Galileu de que o Sol não anda ao redor da Terra, foi feita com um telescópio que tinha sido inventado por soldados e mercadores venezianos. Acompanhe a evolução desse instrumento através dos séculos e o surgimento do microscópio. Nesse episódio veremos como William Herschel e seu super telescópio descobriu que a luz tinha uma velocidade e qual era ela. E finalmente como a luz foi capaz de derrubar uma das maiores objeções dos criacionistas contra a teoria da evolução de Charles Darwin e transforma-la de uma mera possibilidade em uma forte e respeitada teoria científica.
- Episódio 03: O mundo à noite visto do espaço. Milhões de luzes brilham pela superfície do globo. Essa é a história de como aprendemos o que a luz realmente é e, ao fazê-lo, criamos o mundo moderno. Há cerca de 150 anos a luz deixou de viver no céu e começou a viver no mundo material. Tornou-se um tipo de produto que podia ser comprado e vendido, era artificial. E dominar a luz artificial desbloqueou os segredos da própria luz. Um segredo tão extraordinário que iria revolucionar nosso entendimento de como o mundo funciona. Mas isso também tinha um preço com o qual ainda estamos aprendendo a viver.
- Episódio 04: Todas as culturas humanas constroem muitas das histórias que contam entre si, seus rituais, suas religiões e sua ciência inspirados pela luz. Homens de Deus declararam a luz, divina. Cientistas curvaram-na através do vidro para ver as profundidades do espaço e os minúsculos interiores das células. Parecia que entender a verdade sobre a luz, entenderíamos a verdade sobre todas as coisas. No entanto, quanto mais as pessoas podiam manipular a luz, mais intrigante e enganadora ela se tornava. E contrariando a idéia de que luz e verdade caminham juntas, descobriu-se que muito do que a luz nos dá é uma ilusão.
- Einstein 1905, o Ano-Luz (L´année Lumière): Albert Einstein é um gênio reconhecido universalmente. E=MC² é a sua fórmula mais famosa. Mas quem pode dizer o que há por trás dessa equação. Eis o paradoxo: Einstein é o gênio mais midiático, muito mais que Newton e sua maça e que Pasteur e a cura da raiva mas é o mais incompreendido de todos. Em 1936 Charles Chaplin o definiu bem em Londres, onde está sendo aclamado na companhia de Einstein: Eles me aplaudem porque me entendem e a você, porque não entendem.”