Você provavelmente sabe uma pequena parte da produção científica de Leonhard Euler. Não vamos te culpar por não conhecer todos os 866 livros e artigos que juntos chegaram a representar aproximadamente um terço do corpo inteiro de pesquisa em matemática, teorias físicas e engenharia mecânica publicadas entre os anos de 1726 e 1800.
Mas esse episódio tem muito mais que isso. Têm detalhes um tanto quanto peculiares da trajetória singular desse grande cientista. Talvez algumas “hipóteses” de como alguns eventos históricos tiveram um dedinho do Euler (pelos menos nas fanfics em nossas cabeças). Vem ouvir ;)
A diversidade de tutores no Cambly é tão grande que você consegue conversar em língua nativa com, ninguém menos que, o Papai Noel!
Duvida? Acesse esse link, use o cupom do SciCast para ganhar uma aula grátis e participe do Listening Challenge! Mas, se o Papai Noel estiver ocupado na hora você têm muitas outras pessoas para conversar sobre os mais diversos temas!
App do Cambly para iPhone
App do Cambly para Android
Patronato do SciCast:
Sua pequena contribuição ajuda o Portal Deviante a continuar divulgando Ciência!
Contatos:
- [email protected]
- https://twitter.com/scicastpodcast
- https://www.facebook.com/scicastpodcast
- https://instagram.com/scicastpodcast
Fale conosco! E não esqueça de deixar o seu comentário na postagem desse episódio!
Expediente:
Produção Geral: Tarik Fernandes e Fernando Malta
Equipe de Gravação:Fernando Malta, Marcelo de Matos, Diogo Oliveira, Felipe Queiroz, Luiza Lima, Roberto Spinelli
Edição: TalknCast
Citação ABNT:Scicast #462: Euler. Locução: Fernando Malta, Marcelo de Matos, Diogo Oliveira, Felipe Queiroz, Luiza Lima, Roberto Spinelli. [S.l.] Portal Deviante, 03/12/2021. Podcast. Disponível em: https://www.deviante.com.br/podcasts/scicast-462
Imagem de Capa: Jânio Garcia (Portfólio • Instagram)
Referências e Indicações
Euler, o matemático mais produtivo de sempre
PEREIRA, Daniele Esteves. Correspondências científicas como uma relação didática entre história e ensino de matemática: o exemplo das cartas de Euler a uma princesa da Alemanha. 2014. 276f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.