Em 1986 foram lançados para o NES os primeiros títulos de franquias de jogos que se tornariam cultuadas por jogadores do mundo inteiro: Metroid e Castlevania.
Essas séries tiveram bons inícios, com grande aceitação de público e crítica, mas foi no meio da década de 1990 que ambas se estabeleceram e juntas definiram um gênero de jogo completamente novo: o Metroidvania.
Em 1994 foi lançado Super Metroid, que firmou a ambientação e atmosfera de seus antecessores e estabeleceu as pedras fundamentais de exploração, sistema de bloqueio de áreas e navegação, além de permitir que os mais experiêntes quebrassem a sequencia tradicional do jogo.
Já em 1997, em Castlevania: Symphony of the Night haveria a sedimentação do estilo Metroidvania, com a inclusão de elementos de evolução de personagem nos moldes de RPG e o aprimoramento do conceito de exploração e do fator replay.
Nete programa conversamos sobre como esses dois jogos influenciaram diversos títulos nos anos seguintes e quais influências e mudanças os jogos mais novos trouxeram para aprimorar e subverter o estilo.
Intro: Voz de Bruno Shinkou e Instrumentos de Paulo Henrique Gregio
Contato comercial:
- Fale com a Juliana França da Agência Prótons
- Confira nosso Mídia Kit
Ajude o Meia-Lua a crescer!
Redes sociais e canais: