por C. A., quarta-feira, 24 de abril 2024

Fronteiras no Tempo #80 Questão Agrária no Brasil – parte 2

C. A. e Beraba estão de volta para trazer a 2ª parte do episódio sobre a questão agrária no Brasil. Nesta oportunidade, os historiadores refletem sobre as condições de trabalho, posse, propriedade e os domínios econômicos e social ligados a terra da Era Vargas aos nossos dias. Porém, eles dão especial atenção ao período da ditadura civil-militar no Brasil e nos diversos movimentos sociais cuja pauta e objetivo central giram em torno da Reforma Agrária no país, tão urgente e necessária.

Arte da Capa

Arte da CapaDanilo Pastor


Financiamento Coletivo

Estamos em processo de mudança do PADRIM  para outro sistema de financiamento coletivo – novidades em breve

PIX: [chave] [email protected]


O Historicidade é o programa de entrevistas do Fronteiras no Tempo: um podcast de história. O objetivo principal é realizar divulgação científica na área de ciências humanas, sociais e de estudos interdisciplinares com qualidade. Será um prazer poder compartilhar o seu trabalho com nosso público. Preencha o formulário se tem interesse em participar.

Link para inscriçãohttps://forms.gle/4KMQXTmVLFiTp4iC8


Selo saberes históricos

Agora o Fronteiras no Tempo tem o selo saberes históricos. O que é este selo?

“O Selo Saberes Históricos é um sinal de reconhecimento atribuído a:

● Práticas de divulgação de saberes ou produções de conteúdo histórico ou historiográfico
● Realizadas em redes sociais ou mídias digitais, voltadas para públicos mais amplos e diversificados
● Comprometidas com valores científicos e éticos.”

Saiba mais: https://www.forumsabereshistoricos.com/


Redes Sociais TwitterFacebookYoutubeInstagram


Contato [email protected]


Como citar esse episódio

Fronteiras no Tempo #80 Questão Agrária no Brasil – parte 2. Locução Cesar Agenor F. da Silva, Marcelo de Souza Silva e Willian Spengler. [S.l.] Portal Deviante, 24/04/2024. Podcast. Disponível em: https://www.deviante.com.br/?p=62284&preview=true


Expediente

Expediente

Produção Geral e Hosts: C. A e Beraba. Recordar é viver: Willian Spengler. Edição e Arte do EpisódioDanilo Pastor (Nativa Multimídia).


Material Complementar

Links

Memorial da Democracia: Trabalhador Rural Obtém Seu Estatuto

LEI Nº 5.889, DE 8 DE JUNHO DE 1973. – Estatui normas reguladoras do trabalho rural.

LEI No 4.214, DE 2 DE MARÇO DE 1963.Dispõe sobre o “Estatuto do Trabalhador Rural” [revogada pela lei 5.889 de 8/6/1973]

Livros

ALENCASTRO, L. F. DE. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Cia das Letras, 2000

CASTILHO, Alceu Luis. Partido da Terra: como os políticos conquistam o território brasileiro. São paulo. Editora Contexto. 2012

FERREIRA, Jorge, DELGADO, Lucilia de Almeida N. (Org.) O Brasil Republicano (coleção em 5 volumes). Rio de Janeiro. Civ. Brasileira, 2002-2020.

IANNI, Octavio. Origens agrárias do Estado Brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1984.

LEAL, Victor Nunes. Coronelismo, enxada e voto: o município e o regime representativo no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

LINAHRES, Maria Yedda e SILVA, Francisco Teixeira da. Terra Prometida. Uma história da questão agrária no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1999.

MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra. 9ª. Edição. São Paulo: Contexto, 2020

PRADO JR., Caio. A Revolução Brasileira e a questão agrária no Brasil. São Paulo: Cia. Das Letras, 2014.

PRADO JR., Caio. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Cia das Letras, 2011.

SILVA, Ligia Osório. Terra devolutas e latifúndios: efeito da lei de terras de 1850. Campinas: Unicamp, 1996.

SILVA, Marcio A. B. da, KOLING, Paulo J. [org.] Terra e poder: vivências e lutas sociais no campo. Passo Fundo: Acervus Editora, 2022.

STEDILE, João Pedro, FERNANDES Bernardo Mançano. Brava Gente: a trajetória do MST e a luta pela terra no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1999.


Madrinhas e Padrinhos 

Alexsandro de Souza Junior, Aline Lima, Allen Teixeira Sousa, Anderson Paz, André Luiz Santos, Andre Trapani Costa Possignolo, Artur Henrique de Andrade Cornejo, David Viegas Casarin, Elisnei Menezes de Oliveira, Ettore Riter, Flavio Henrique Dias Saldanha, Klaus Henrique De Oliveira, Luciano Abdanur, Manuel Macias, Rafael Machado Saldanha, Ramon Silva Santos, Renata Sanches, Ricardo Augusto Da Silva Orosco, Rodrigo Olaio Pereira, Thomas Beltrame, Tiago Nogueira e Wagner de Andrade Alves

Saiba mais:
Sobre o Autor:

Outros posts de C. A.

C. A. é o apelido de seu nome de vilão de Novela Mexicana, Cesar Agenor. Ele é historiador, professor e podcaster. Pesquisou a vulgarização científica no Brasil imperial por meio da imprensa, mas seu verdadeiro talento é contar piadas ruins

Últimos

Mais Buscados:

Buscar por ""