Antissemita, nacionalista, gênio da música e um crápula, Richard Wagner (1813-1883) teve sua obra apropriada pelo Terceiro Reich (e por Roberto Alvim, versão jabuticaba do Joseph Goebbels). Neste episódio, David Magalhães (FAAP, PUC/SP) fala sobre a revolução musical de Wagner, a estética nazista e cultura em tempos de obscurantismo.

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Participaram deste episódio:
Filipe Mendonça – twitter.com/filipeamendonca
Geraldo Zahran – twitter.com/gnz20
David Magalhães – twitter.com/davidmagalhaes

Trilha sonora:
-Die Walkure, Act III: Ride of the Valkyries
– Wagner: Tannhäuser, WWV 70 – Overture
– Wagner’s The Mastersingers of Nuremberg
– Richard Wagner – Tristan Und Isolde – Prelude | Daniel Barenboim, Bayreuth Festival
– Richard Wagner – Lohengrin – Prelude
– Wagner: Götterdämmerung – Concert version / Dritter Aufzug – Siegfried’s Funeral March
– Wagner: Parsifal, WWV 111 – Prelude
– Richard Wagner – Rienzi Ouverture
– Wagner: Tristan und Isolde / Act 3 – “Mild und leise wie er lächelt” (Isoldes Liebestod) (Isolde)

Capa do episódio: