A Sony finalmente anunciou que o preço final do Playstation VR será 399 dólares, com lançamento para outubro 2016. A companhia divulgou a notícia ontem durante a “Game Developer Conference” em São Francisco, CA.
O preço pode “quase” ser considerado barato se você já possuir um PlayStation 4, e mesmo que você não possua um, o preço total do periférico mais o videogame ainda é bem mais barato que os seus concorrentes. O Oculus Rift vai custar $599 e o HTC Vive da Valve vai ser vendido por $799, porém os dois headsets precisam de um PC potente que custa bem mais do que os $299 do PS4. Agora vamos a pegadinha: nem todos os componentes básicos para poder usar o PlayStation VR vem com o periférico, nem com a PlayStation Camera – que se faz necessário para se usar o PSVR. Uma representante da Sony colocou que a grande maioria dos donos de PS4 já possuem a câmera.
A Sony confirmou que a versão de consumidor do PSVR vai ter as mesmas características técnicas que os rumores diziam: uma tela de 5,7 polegadas OLED, que possui uma frequência de 120 frames por segundo, e uma resolução de “1920 x RGB x 1080 ”, o que significa que cada pixel possui a configuração plena de cor.
A companhia também prometeu que cerca de 50 jogos compatíveis com o PSVR serão lançados entre outubro e o fim do ano. A Sony não deu muitos detalhes, mas anunciou que vai ter uma versão VR de Star Wars: Battlefront exclusiva para o PlayStation VR.
Diferente do Oculus Rift, que acompanhamos o desenvolvimento a partir de um pequeno “monstro de Frankenstein” feito de fita adesiva, para um dispositivo pronto para o consumidor, já o PSVR não parece ter sofrido muita evolução desde que foi anunciado a dois anos atrás, quando ainda era chamado de “Project Morpheus”. Algumas especificações internas foram mudadas nesse tempo, mas a aparência externa do periférico continua a mesma: uma “viseira” com fones de ouvidos preta e branca presa na frente do seu rosto com uma cinta, e os usuários podem jogar usando o PlayStation Move ou o controle DualShock 4.
O PSVR possui nove LEDs para um rastreamento da cabeça em 360°, e a Sony diz que o periférico possui um atraso de “menos de 18ms”. A grande questão é se essas especificações, quando combinadas com o PlayStation 4, serão potentes o suficiente para possuir uma experiência tão boa quanto se poderia obter com o Oculus Rift ou com o HTC Vive. A experiência com o PlayStation VR pode não ser capaz de alcançar a qualidade do que é oferecido por seus concorrentes, mas a Sony está apostando num preço significativamente menor.
Fonte: The Verge