Este ano de 2016 teria sido o ano em que Ferruccio Elio Arturo Lamborghini, o fundador da Lamborghini (Dah!), completaria o seu 100º aniversario. Infelizmente Ferrucio não se encontra mais entre nós desde 1993. Mas, a montadora italiana não esqueceu dele. E por isso, está comemorando a ocasião com uma edição extremamente limitada de 40 hipercarros apropriadamente batizados de Centenario.

Este excelente design é feito em torno de um monocoque de fibra de carbono e possui o motor mais potente da Lamborghini até o momento. A Lamborghini Centenario tem um motor 6.5 V12 que entrega 770 cavalos de potência, o que pode parecer um pouco humilde aos padrões épicos de 1.500 cavalos da Bugatti Chiron e do Koenigsegg Regera, mas ele impulsiona a Lamborghini de 0 a 100km/h em apenas 2,8 segundos. E isso é rápido pelos padrões de qualquer um. A velocidade máxima é de 350 km/h.

Para a companhia, o Centenario é uma celebração do legado de seu fundador e da tradição de cada vez mais aumentar os seus limites de desempenho. Este carro tem o preço de € 1.750.000, cerca de R$ 7.468.650 em conversão direta, mas esse numero serve apenas de curiosidade já que provavelmente você não tem essa grana. Mesmo que tivesse, todos os Lamborghini Centenario – 20 cupês e 20 roadsters – já foram vendidos para uma clientela exclusiva da Lamborghini.

Dados projetos notoriamente agressivos e com designers extraordinários, como o Egoista, o Centenario é quase que um pouco contido. O exterior de fibra de carbono lhe dá uma aparência recatada, com apenas alguns elegantes toques em amarelo. Não há superestruturas alienígenas ou formas angulares estranhas que pertubam os nossos olhos. Mesmo assim não deixa de ser um belíssimo carro

O motor V12 naturalmente aspirado do Centenario é complementado por um design leve, mantendo o seu peso de um pouco mais de 1,5 toneladas e dando-lhe uma relação peso/potência de 1,97 kg/cv.

A empresa diz que deseja que o seu carro seja conduzido, e não que apenas fique parado em um canto como se fosse uma peça de museu.

Fonte

The Verge