Eu recebi essa pergunta de um aluno esses tempos, e achei que era uma boa desculpa pra um texto explicativo com deseinhos. Essa é uma pergunta que parece até meio inocente, mas que eu acho muito interessante. Se você estiver fazendo uma viagem de férias na lua, por exemplo, e olhar em volta, tudo parece meio escuro. Mesmo que olhe para o sol, você vai ver algo mais ou menos assim.

O que é curioso, porque olhando para o mesmo sol daqui da Terra, a situação fica um pouco diferente.

Aqui na Terra, o sol parece “iluminar tudo em volta”, mas isso não acontece quando você está olhando para ele do espaço.

 

Como pode?

A resposta é até simples, só talvez não seja tão óbvia. A gente só vê a luz quando ela entra no nosso olho. Isso pode acontecer de dois jeitos: a luz sai do sol e entra diretamente no nosso olho, que é o que acontece quando você olha diretamente para o sol, ou a luz pode sair do sol, bater em alguma coisa e então ir para o seu olho.

Você pode visualizar isso quando você acende um laser e mira ele na parede, por exemplo. Você está vendo um ponto brilhante na parede porque a luz do laser bateu na parede e refletiu de volta para o seu olho. Ela iluminou a parede, e você conseguiu ver ela.

Você só consegue ver a luz que chega no seu olho, o que até parece meio óbvio eu falando assim, mas têm umas consequências interessantes. Se você borrifar um spray, tipo um desodorante, no caminho do laser, agora o caminho do laser ficará visível para você também.

Isso acontece porque agora não só o laser que bate na parede chega no seu olho, mas parte da luz no caminho também bate em umas gotinhas do spray e é enviada pro seu olho. Existe algo “no caminho” (o spray) que manda luz pro seu olho, iluminando o caminho.

O sol ilumina o ar

Aqui na Terra, existe uma atmosfera que consegue distribuir a luz do sol. Basicamente, a luz do sol ilumina a atmosfera, que distribui luz pelo ar. Além de iluminar o chão, o sol ilumina o ar, não é fofinho? Na lua não existe uma atmosfera para ser iluminada, e a única luz que você vê é o que vem diretamente do sol ou, no máximo, do chão. O sol e o chão estão iluminados, mas o resto fica escuro porque não tem nada pra ser iluminado.

Existe, claro, uma outra questão, se você parar pra pensar. O nosso sol não é a única estrela que tem por aí. Na verdade, há incontáveis estrelas, muito mais brilhantes que nosso sol, inclusive, por todo lado. Então além do sol, pelo menos teríamos outros pontinhos brilhantes pra contemplar. Mas essa quantidade quase que infinita de estrelas não deveria ser suficiente pra iluminar tudo por aí, mesmo sem ar em volta? A nossa visão do espaço não deveria ser de incontáveis pontinhos brilhantes preenchendo tudo?

Bom, não exatamente. Na verdade, essas incontáveis estrelas estão distantes demais pra iluminar o céu inteiro, como você já deve ter percebido de noite. Mas talvez o mais interessante, pra encerrar o texto com mais uma curiosidade, é que o universo aparentemente está expandindo, e essas estrelas distantes estão cada vez mais distantes, o que faz com que o espaço esteja ficando cada vez mais escuro, mesmo com infinitas estrelas por aí. Gerações futuras, se a humanidade ainda estiver por aí, terão apenas um céu escuro para contemplar à noite.