Olá amigos, tudo bem com vocês?
Recentemente, ministrei uma palestra sobre o conceito de Afro-Futurismo em uma escola pública da minha cidade chamada Isabel Gomes Teixeira.
Durante a pesquisa para confecção do conteúdo da palestra, me deparei com uma informação que me surpreendeu bastante: uma das tecnologias mais legais que foram utilizadas no filme Pantera Negra, existe no mundo real.
Esta tecnologia se chama Levitação Acústica e será o tema deste pequeno artigo.
O que é Levitação Acústica?
Basicamente, a levitação acústica é uma técnica utilizada para levitarmos partículas sólidas ou fluidas utilizando ondas sonoras. O tema não é novo e há registros de físicos Alemães escrevendo sobre ele em 1933.
Nos dias de hoje, os cientistas têm mais recursos para realizar experiências práticas para este tema. Além disso, essas máquinas não nos causam mal pois operam sob um espectro inaudível aos nossos ouvidos. Com base nisso, cientistas de todo o mundo passaram a realizar experiências práticas.
O Departamento de Ciências Naturais de Harvard produziu uma demonstração bem interessante, mostrada no vídeo acima (infelizmente, sem legendas para o português).
Nele, é possível visualizarmos o momento em que um pesquisador coloca bolinhas de isopor para flutuar entre um dispositivo que emite ondas e uma placa de vidro.
Posteriormente, em 2021, outro registro, foi feito pela dupla de pesquisadores David P. Jackson and Ming-Hua Chang no American Journal of Physics. Este vídeo é um pouco mais técnico e inacessível para o entendimento de leigos.
Há diversos benefícios deste tecnologia no futuro, desde a operação de micro componentes sem nenhum contato humano, análise de líquidos utilizando um espectoscópio e até a possibilidade de medição de viscosidade de sangue de pacientes.
Filme Pantera Negra
Em 2019, o consultor de efeitos visuais do Filme Pantera Negra, Geoffrey Baumann, detalhou em uma entrevista toda a pesquisa por trás dos efeitos vistos na produção Hollywoodiana.
A meta era ambiciosa, uma vez era necessário criar algo inédito em relação às outras produções da Marvel. Nesse contexto, o consultor de inovação, John Lepore, desempenhou um papel decisivo, elaborando para os Produtores Executivos um briefing com o conceito de grãos de areia vibrando sobre ondas sonoras — uma ideia totalmente alinhada com o conceito de Vibranium.
Neste briefing, um experimento feito na Universidade de Tokyo em 2014 demonstrava visualmente a viabilidade deste tipo de experimento, utilizando uma série de pequenos objetos como amostra.
Todo o filme utiliza o conceito de Levitação Acústica. Desde a cena de abertura, visualização de maquetes em movimento e até a projeção de hologramas nos dispositivos de comunicação dos heróis.
O resultado entregue pela equipe é surpreendente: alia espetáculo visual e representação Africana.
Conclusão
No quesito “Exibição de Tecnologias plausíveis num futuro próximo“, Pantera Negra é um show à parte.
Além da Levitação Acústica, podemos destacar outras inovações como:
- Flutuação Magnética (Nos trens que trafegam por Wakanda)
- Energia Cinética reaproveitável (No uniforme do Pantera Negra)
- NanoTecnologia (No uniforme de diversos personagens)
- Pilotagem Remota (No carro futurista, utilizado pela auxiliar do Pantera Negra, Shuri)
- Grafeno (Material utilizado no Uniforme do Pantera Negra, que encontra como paralelo o Grafeno em nossa realidade)
No futuro pretendo explorar com mais profundidade cada um desses temas e como eles foram utilizados de forma brilhante nesta obra tão importante do cinema.
Espero que essa leitura tenha sido divertida para você.
Um abraço e obrigado pela leitura.