No ano de 1986, Dennis O’Neil estava se preparando para deixar de escrever histórias do personagem Demolidor (Daredevil  nos EUA) e decidiu convidar Frank Miller para continuar o seu trabalho.

O escritor aceitou a oferta com uma condição: que o desenhista David Mazzucchelli trabalhasse em cima de seus scripts pré-concebidos, numa técnica conhecida como Full Scripts.

Capa da revista Born Again

Capa da revista Born Again

O Plot inicial da história criada pelos dois é bem simples: a namorada do personagem Matt Mudrock (Karen Page) entrega para um traficante que ele é o Demolidor. E rapidamente esta informação chega a um de seus  principal inimigos : O Rei do Crime).

A partir daí Matt irá sofrer todas as consequências deste ato.

Antes de continuarmos, preciso dar 1 aviso:

Irei dar spoilers sobre um clássico das histórias em quadrinhos chamado A queda de Mudrock (Born Again nos EUA). Se você ainda não o conhece, continue por sua conta em  risco.

Nasce uma Obra Prima

Críticos ao redor do mundo apontam diversas características que transformaram essa história em uma obra prima da Cultura Pop. Entre eles:

  1. A utilização de diversas alegorias cristãs durante a história (Alguns  capítulos e até as capas das 7 edições contém títulos baseados em contos bíblicos).
  2. Abordagem de temas adultos e incomuns para as Histórias em Quadrinhos da época.
  3. A presença de outros heróis da Marvel em atitudes um pouco  controversas (Capitão América,  Thor e Homem de Ferro entram de uma forma complicada na história, mas se redimem).

Porém, há um ponto que sempre me fascinou nessa história, e que irei abordar a partir de agora: a estrutura musical que Frank Miller aplicou nos momentos mais icônicos do seu roteiro.

Cadências Modais

Para explicar o que são cadências, sem aprofundar na Teoria Musical (o artigo ficaria muito longo e eu não sou um especialista nessa área)  irei utilizar um exemplo de música que com certeza você conhece: a cantiga Atirei o pau no gato.

Observe que além da letra assustadora, essa música possui um breve momento de tensão em uma de suas estrofes.

A partir do trecho “…Dona Chica ca, adimirou-se se…” a entoação da cantiga  assumem um grau de preparação, que só “descansa” na frase final “No berro que o gato deu“.

De fato, este é um exemplo de uma cadência que é chamada de cadência perfeita. Pois ela basicamente:

  1. Apresenta a música numa entoação suave.
  2. Cria uma tensão que nos prepara para algo.
  3. Resolve essa tensão, trazendo estabilidade.

Para elucidar um pouco mais esse conceito de Apresentação, Tensão e Repouso, vamos para um outro exemplo: a música Parabéns para você.

Nesta outra cantiga popular, a tensão aplicada é mais perceptível, porque ela é um pouco mais curta e mais próxima do repouso.

No trecho “..muitas fe-li-cidades…” a tensão aplicada gera no ouvinte uma necessidade de uma conclusão de um repouso (Experimente cantar essa música e parar nesse trecho).

Caso queira entender com mais profundidade, recomendo assistir o vídeo abaixo:

De volta ao Demolidor

Em Born Again, Miller e Mazzucchelli utilizaram essa abordagem de apresentar- criar-tensão-repousar na diagramação física da revista. Ou seja, a forma como os elementos e os quadros eram organizados nos trazem essa sensação.

Cadencia

Cadência perfeita de apresentação, tensão e conclusão.

Imagine um livro aberto. A apresentação da cena era reservada para a primeira página da esquerda, a tensão era desenvolvida durante toda a página da direita e quando o leitor vira a página a cadência era concluída, gerando uma sensação de alívio.

Veja abaixo o exemplo de algumas cenas que reproduzem esse comportamento.

Cena “Não há cadáver”

Depois de uma luta feroz com o Rei do Crime, Matt é colocado em um táxi encharcado de Whisky e jogado no fundo de um rio. Em um claro intuito de simular um acidente. (Primeira página)

Em seguida, Frank Miller mostra o Rei do Crime do topo de seu prédio escutando uma estação de rádio, após algumas semanas. A notícia é de que um táxi foi encontrado no fundo de um rio com marcas de luta e com o cinto de segurança rasgado. No fim é desferida a sentença: não há nenhum cadáver dentro do carro. (Segunda página)

E finalmente, ocupando toda a página final, é exibida silhueta de Matt Mudrock saindo da água. (Pagina final)

Cena de “Resgate de Doris Urich”

Enquanto o seu guarda costas luta com uma das capangas do Rei do Crime, o Jornalista Ben Urich vai até o banheiro de seu apartamento e encontra sua esposa amarrada a um lustre, lutando pela vida. (Primeira página)

Depois de pegar uma lâmina de barbear e cortar a corda que prendia Doris, Ben fica esperando com olhar a tenso, aguardando a chegada da capanga ao banheiro. (Segunda página)

Olhando para a mulher algemada no chão, Ben conclui que foi salvo por Matt Mudrock. (Página final).

Conclusão

Há outros pontos da história onde esta estrutura é utilizada.

Por exemplo, na cena de entrega do vilão Bazuca na sede do Jornal e na de  resgate de Karen Page no beco. Porém, eu acredito que são imagens um pouco violentas demais para colocar aqui, principalmente sem o contexto de onde elas acontecem.

Espero que este texto tenha lhe motivado a conhecer ou revisitar esse clássico dos quadrinhos.

Infelizmente a edição da diagramação que eu mostrei acima está indisponível para compra no Brasil em português. A versão que se encontra disponível possui algumas pequenas modificações, mas que não chegam a atrapalhar.

Obrigado pela leitura e um grande abraço.