A gente tá muito acostumado a falar sobre desmatamento da Amazônia e como isso impacta o clima do Brasil e do mundo, por quê não? Mas a gente fala pouco sobre o desmatamento do Cerrado e como isso é perigoso para a manutenção dos biomas brasileiros.
Então hoje a gente vai falar sobre o que está acontecendo no Cerrado, os impactos, números de desmatamento e fazer um alerta importante: o Cerrado pede socorro!
O Cerrado é um bioma brasileiro que está localizado em uma porção enorme do país e passa por vários estados e regiões. São 2 milhões de km² que cobrem parcialmente 10 estados do Brasil, o que corresponde a 23,1% do território. O Cerrado é gigante!
O clima do Cerrado é uma savana tropical com muitas espécies arbóreas e solo ácido rico em ferro e alumínio. Possui também uma estação seca bem pronunciada e por essa descrição pode parecer que o Cerrado é um lugar inóspito, sem vida e com pouca biodiversidade, e essa ideia não poderia estar mais errada.
O Cerrado é um bioma riquíssimo em biodiversidade, com muitas espécies de animais e plantas que só existem por lá. Além disso, por conta das características do solo, pobre em nutrientes, o Cerrado é o berço das Bacias Hidrográficas mais importantes do Brasil e região.
As raízes das árvores nativas precisam ser mais grossas e profundas para conseguir retirar das camadas mais profundas os nutrientes e água necessários para sobrevivência e isso cria um mecanismo de esponja em que as raízes guardam as águas nas camadas mais profundas do solo.
Tem um Scicast do Cerrado, se você se interessar mais e quiser ouvir aqui .
Não é exagero dizer que o Cerrado é a caixa d’água do Brasil e que também não é muito inteligente acabar com o lugar que deixa armazenada toda a água que vai ficar disponível nos rios mais importantes do país, né?
Então, tenho uma notícia triste…..é exatamente isso que estamos fazendo.
Após muitos anos de recordes de desmatamento na Amazônia, o Cerrado vem já há anos batendo recordes nos números de desmatamento também.
Em especial algumas regiões do bioma estão entre as que mais sofreram com o desmatamento do bioma nos últimos anos.
MATOPIBA – A fronteira do Desmatamento no Cerrado
A região que compreende uma parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, conhecida como MATOPIBA é um polígono que representa um vetor de crescimento da fronteira agrícola do país nas regiões Norte e Nordeste.
A área MATOPIBA corresponde aos limites de 31 microrregiões geográficas do IBGE. Na área estão compreendidos 337 municípios e a área total é de cerca de 73 milhões de hectares (EMBRAPA, 2014). A área MATOPIBA possui 91% do território inserido no Bioma Cerrado e é compreendido pelo oeste da Bahia, sul do Piauí, metade do Maranhão e todo estado do Tocantins
A área do polígono MATOPIBA se tornou de interesse especial para a produção agrícola de grande performance, pois se pretendia usar tecnologias para aproveitamento de áreas de baixa produtividade agrícola e com isso ampliar a produção sem o desmatamento do bioma.
Porém não foi isso o que ocorreu nos últimos anos. Os números de desmatamento do bioma Cerrado explodiram de 2019 para 2022,passando de 6,3 mil km² para 10,7 mil km². Os estados campeões em área desmatada no período são Maranhão, Tocantins, nessa ordem, seguidos de alternância entre Bahia, Piauí e Mato Grosso (INPE, 2022).
Em especial o estado do Tocantins, estado que está totalmente inserido no polígono, acumula, desde 2001, mais de 48 mil km² de área desmatada, correspondendo a 16,08% do desmatamento do Cerrado no Brasil.
Os números preliminares de 2023 já mostram um aumento dos níveis mensais de desmatamento do Cerrado se compararmos o mesmo período do ano anterior.
A situação é muito preocupante porque, além da perda de biodiversidade, extinção de espécies de fauna e flora e o enorme risco em que estamos colocando nossas Bacias Hidrográficas, o desmatamento do Cerrado tem por objetivo a pecuária e agricultura extensiva de soja e milho o que sabemos que é uma atividade com enorme impacto na emissão dos gases do efeito estufa.
Amigos leitores, nossa situação não está das melhores. O desmatamento da Amazônia segue crescendo também e sem muitos sinais de melhora a curto prazo.
Para além da tragédia ambiental e o aumento das condições que pioram as mudanças climáticas e os eventos extremos que estamos vendo cada vez mais presentes nos nossos dias, podemos pensar também na imagem do Brasil internacionalmente.
Era pra ser tudo diferente agora e o Brasil estar liderando o tema das mudanças climáticas e preservação ambiental.
Seguimos com a esperança de que esses números diminuam logo e que as notícias que vamos acompanhar nos próximos meses sejam melhores.
Até uma próxima!
Referências Bibliográficas
Imagem de Capa – Mancha do Bioma Cerrado com a Inscrição de SOS.
Disponível aqui. Modificado a partir do mapa.
Como as raízes do Cerrado levam água a torneiras de todas as regiões do Brasil. BBC Brasil. Disponível aqui
Bioma Cerrado. WWF Brasil . Disponível aqui.
Cerrado a Caixa d’água do Brasil. Brasil Escola. Disponível aqui
Desmatamento Cerrado coloca em Risco o Abastecimento de Água de mais de 300 cidades. Agência Pública. Disponível aqui.
Dados Desmatamento Cerrado. Prodes INPE. Disponível aqui.
Delimitação Polígono MATOPIBA. EMBRAPA. Disponível aqui