Os jogos independentes vêm ganhando espaço no mercado, crescendo como forma de expressão artística e de inclusão de novos desenvolvedores ao mundo dos jogos eletrônicos.
No Brasil temos acompanhado a constante evolução dos desenvolvedores e ampliação dos estilos de jogo e design e desde 2012 é organizado o Brasil Independent Games Festival, ou BIG Festival, que busca promover os jogos e integrar desenvolvedores e jogadores para ampliar ainda mais o alcance dos jogos e permitir parcerias e novos negócios e iniciativas.
Neste ano, em sua 4ª edição, o BIG ficou maior e mais organizado e ocorreu entre os dias 25 de junho e 03 de julho no Centro Cultural São Paulo e contou com 224 palestrantes (77 internacionais) e 44 jogos em exposição.
Para participar da seleção para o BIG os desenvolvedores deveriam enviar sua inscrição com antecedência e os melhores, eleitos por um selecionado de jurados, seriam expostos ao público durante o evento.
Os desenvolvedores brasileiros que se destacassem dentre os inscritos e que não estivessem qualificados para concorrer aos prêmios do festival, seriam chamados para integrar o BIG Booth, um espaço reservado para que eles pudessem apresentar seus produtos ao público e tirar proveito da audiência do festival.
O público tinha acesso às palestras, fazendo inscrição antecipada no site, e também ao salão no qual estavam expostos os jogos, podendo testar cada um deles, sem necessidade de agendamento e de forma totalmente gratuita.
Conheça os concorrentes e vencedores dos diversos prêmios desta edição do BIG Festival:
Melhor Jogo
- Horizon Chase (Aquiris Game Studio), do Brasil
- Ape Out (Gorilla Loves Company), dos Estados Unidos
- SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
- Mini Metro (Dinosaur Polo Club), da Nova Zelândia
- Pavilion (Visiontrick Media), da Suécia
Melhor Jogo Brasileiro
- Horizon Chase (Aquiris Game Studio)
- Skytorn (Skytorn)
- My Night Job (Webcore Games)
- Dandara (Long Hat House)
- Jake and Tess’ Finding Monsters Adventure (Black River)
- Ninjin: Clash of Carrots (Pocket Trap)
- Star Vikings (Rogue Snail)
- Starlit Adventures (Rockhead Games)
- Möira (Onagro Studios)
- Zone of Lacryma (OopHok)
Melhor Jogo da América Latina
- Ernesto (Ernesto Team), da Argentina
- Kingdom Rush Origins (Ironhide Game Studio), do Uruguai
- BalanCity (Souvegames), da Argentina
- The Interactive Adventures of Dog Mendonça & Pizzaboy (OKAM Studio), da Argentina
- Rex Odyssey (Brainhold Games), da Argentina
Melhor Arte
- Jake and Tess’ Finding Monsters Adventure (Black River), do Brasil
- Black the Fall (Sand Sailor Studio), da Romênia
- Bulb Boy (Bulbware), da Polônia
- Pavilion (Visiontrick Media), da Suécia
- Optikammer (Optikammer), da Grã-Bretanha
- SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
- The Interactive Adventures of Dog Mendonça & Pizzaboy (OKAM Studio), da Argentina
Melhor Gameplay
- SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
- Tricky Towers (Weirdbeard Games), da Holanda
- Mini Metro (Dinosaur Polo Club), da Nova Zelândia
- Ape Out (Gorilla Loves Company), dos Estados Unidos
- My Night Job (Webcore Games), do Brasil
- Clustertruck (Landfall Games), da Suécia
- Horizon Chase (Aquiris Game Studio), do Brasil
Melhor Narrativa
- The Magic Circle (Question), dos Estados Unidos
- Late Shift (CtrlMovie), da Suíça
- Antioch: Scarlet Bay (Mi Clos Studio, FibreTigre e Midnight Mood Studio), da França
- Replica (Somi Games), da Coreia do Sul
- Hacknet (Team Fractal Alligator), da Austrália
- Swaptales: Leon! (Witty Wings), da França
- Wheels of Aurelia (Santa Ragione), da Itália
Inovação
- SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
- The Magic Circle (Question), dos Estados Unidos
- Calendula (Blooming Buds Studio), da Espanha
- Screencheat (Samurai Punk), da Austrália
- Stifled (Gattai Games), de Singapura
- INVERSUS (Hypersect), dos Estados Unidos
- Antioch: Scarlet Bay (Mi Clos Studio, FibreTigre e Midnight Mood Studio), da França
Melhor Som
- Ape Out (Gorilla Loves Company), dos Estados Unidos
- Skytorn (Skytorn), do Brasil
- The Aquatic Adventure of the Last Human (YCJYgames AB), da Suécia
- SUPERHOT (SUPERHOT Team), da Polônia
- Mini Metro (Dinosaur Polo Club), da Nova Zelândia
- Epistory – Typing Chronicles (Fishing Cactus), da Bélgica
Melhor Jogo Ambiental
- Doti-Doti no Gaea (Loud Noises), do Brasil
- Cloud Chasers – A Journey of Hope (Blindflug Studios), da Suíça
- Deed – The Game (Sinergia Studios), do Brasil
Melhor Jogo Educacional ou de Impacto Social
- Optikammer (Optikammer), da Grã-Bretanha
- It’s Spring Again (Asya Yurina), da Rússia
- Figurado (Antworks Studio), do Brasil
- Peronio Pop-Up Book (Ovni Studios), do Brasil
- Carcará – Asas da Justiça (Supernova Indie Games), do Brasil
Fonte: BIG Festival