2023 ficou marcado como o ano em que a Microsoft concluiu o acordo de compra da Activision Blizzard. A compra de US$ 69 bilhões demorou quase 2 anos para ser efetivada, demora essa que se justificou devido ao alto valor envolvido na negociação e pelas várias audiências judiciais promovidas pelos órgãos regulamentadores. Porém, se essa compra se mostrará boa para os consumidores, só o tempo dirá. O que se sabe, é que agora a Microsoft é dona de grandes franquias que antes pertenciam apenas à Activision Blizzard, entre elas, Starcraft.
E é sobre Starcraft que falaremos hoje, em especial os Zergs. Então chegue mais e se junte ao enxame, porque iremos descobrir os paralelos existentes entres os Zergs e as colmeias e formigueiros existentes no nosso mundo.
Starcraft é um dos jogos de estratégia em tempo real (RTS) mais icônicos e influentes da história dos videogames. Desenvolvido pela Blizzard Entertainment, o jogo foi lançado em 1998 e rapidamente se tornou um fenômeno mundial, especialmente na Coreia do Sul, onde ajudou a estabelecer a cultura dos eSports. O game acabou ganhando uma continuação que foi lançada em 3 partes nos anos de 2010, 2013 e 2015.
O universo do game é ambientado no século XXVI e gira em torno da luta entre três facções principais: os Terranos, os Zergs e os Protoss.
- Terranos: São humanos exilados da Terra que formaram colônias em outros planetas. Eles são versáteis e adaptáveis, com unidades militares que podem se ajustar a diversas situações de combate.
- Zergs: São uma raça alienígena que valoriza a força coletiva e a evolução biológica. Eles atacam em massa com suas criaturas geneticamente modificadas e têm uma abordagem de enxame para a guerra.
- Protoss: São uma raça avançada tecnologicamente e psiquicamente. Eles valorizam a honra e a tradição e possuem unidades poderosas e avançadas, mas são menos numerosos em comparação com as outras facções.
Apesar de as três raças terem particularidades notáveis, nosso foco serão os Zergs, já que sua biologia é uma das mais fascinantes no universo de Starcraft.
Os Zergs originaram-se em Zerus, um planeta inóspito e selvagem. Eles foram criados pelos Xel’Naga, uma antiga raça de seres que buscavam criar a forma de vida perfeita através de experimentos genéticos. Sob a liderança da Supermente, um ser psíquico gigantesco, os Zergs se unificaram em um único objetivo: assimilar toda a vida e alcançar a perfeição genética.
Diferente das outras raças, os Zergs são criaturas biológicas que dependem de uma estrutura hierárquica para funcionar. A Supermente é quem controla a mente coletiva Zerg, conhecida como Enxame e nisso já podemos fazer alguns paralelos entre o Enxame e os formigueiros e colmeias.
Na estrutura do Enxame, cada unidade Zerg tem um papel específico, como guerreiros ou trabalhadores, com a Supermente controlando todos. Algo parecido com uma colmeia ou formigueiro, onde há uma rainha que é a única reprodutora, enquanto as operárias realizam todas as outras funções, como coletar alimentos, cuidar das larvas e defender a colmeia. Os zangões têm o papel específico de acasalar com a rainha.
Interessante é que se descobriu que no caso de formigueiros, às vezes, podem haver duas rainhas coexistindo no mesmo ambiente. Esse mesmo conceito foi levado ao game quando tivemos a Supermente e a Rainha das Lâminas controlando o Enxame ao mesmo tempo, porém isso foi por pouco tempo, já que conflitos entre as duas logo apareceram, causando uma cisma entres as unidades de Zergs.
Ainda sobre os Zergs, como já dissemos, o Enxame está conectado a uma mente coletiva, permitindo coordenação instantânea e resposta eficaz às ameaças. A comunicação é telepática, centralizada pela Supermente ou a Rainha das Lâminas. As formigas e abelhas, apesar de não terem poderes psiônicos, se comunicam de uma forma tão extraordinária quanto.
A comunicação é feita por meio de feromônios, substâncias químicas liberadas pelas formigas e abelhas e que podem indicar caminhos para alimentos, alertar sobre perigos, ou sinalizar o estado de uma colônia. Quando uma formiga encontra comida, ela libera um feromônio ao longo do caminho de volta ao formigueiro para que outras formigas possam seguir o rastro até a fonte de alimento.
Essa comunicação é tão eficaz que, em 2023, pesquisadores europeus descobriram um formigueiro imenso, com 6 mil quilômetros de extensão, se estendo de Portugal à Itália. E a gente achando que aquele grupo da família no Whats com os primos de terceiro grau já tinha gente demais…
Esses insetos também podem trocar informações através do som e do tato, mas as abelhas ainda tem algo mais especial, a dança. Essa “dança” é realizada por abelhas operárias e serve para comunicar a localização de fontes de alimento, como flores com néctar ou pólen, a outras abelhas da colmeia.
A “dança” é composta por dois movimentos principais:
- Dança em círculo: Quando a fonte de alimento está próxima da colmeia (menos de 50 metros), a abelha realiza uma dança circular. Ela faz círculos repetidamente para indicar que a comida está por perto.
- Dança em forma de 8 (oito): Quando a fonte de alimento está mais distante, a abelha realiza uma dança em forma de 8. Durante a “linha reta” central do 8, a abelha move-se rapidamente, sacudindo seu abdômen e produzindo um som vibratório. A direção da linha reta indica o ângulo em relação ao sol que as outras abelhas devem seguir para encontrar a fonte de alimento. A duração e a intensidade do sacudir indicam a distância até a fonte.
Infelizmente essa característica não foi introduzida em Starcraft, mas fica aí a dica para a Blizzard. Uma unidade de Zergs dançantes seria no mínimo interessante.
Trazendo ainda outro paralelo entre os Zergs e as formigas e abelhas, podemos citar a estratégia de enxame. As táticas Zergs frequentemente envolvem o uso de grandes enxames de unidades para sobrecarregar e derrotar os oponentes pela força dos números.
Essa é uma característica importante de insetos sociais, como formigas e abelhas. Eles usam estratégias de enxame para defender a colmeia ou explorar recursos, atacando em grandes números para superar as defesas dos predadores ou competidores. Nesses ataques, muitos se sacrificam pelo bem do enxame, um caso claro é a ferroada das abelhas operarias.
As abelhas morrem ao picar porque o ferrão delas é serrilhado. Quando uma abelha pica, o ferrão se crava na pele da vítima e, ao tentar se desprender, o ferrão fica preso. Ao tentar se afastar, a abelha acaba arrancando uma parte de seu próprio abdômen, junto com o ferrão, veneno e outros órgãos internos, resultando em uma lesão fatal para ela. Este mecanismo é uma adaptação evolutiva que serve para maximizar a eficácia da defesa da colmeia, já que a picada libera feromônios de alarme junto com o veneno. Esses feromônios sinalizam para outras abelhas que há uma ameaça presente. Como resultado, outras abelhas na proximidade podem ser atraídas para o local e se tornarem mais agressivas, aumentando a probabilidade de mais picadas.
Voltando ao game, as Incubadoras sãos as estruturas básicas de reprodução dos Zergs no campo de batalha, são através delas que são produzidas as larvas. Essas larvas podem ser transformadas em diferentes unidades Zerg, conforme a necessidade, e evoluídas rapidamente para várias formas especializadas, permitindo uma resposta rápida a ameaças e mudanças no campo de batalha.
Isso foi totalmente inspirado nas formigas, já que em um formigueiro todas as larvas que nascem são iguais. O que irá definir se uma larva será uma rainha, uma operária, um soldado ou um macho é a dieta de alimentos que recebem durante essa fase.
Uma larva que recebe uma dieta rica em nutrientes, que inclui maior quantidade de proteínas e alimentos especiais, acaba se transformando em uma rainha, já uma larva que irá se transformar em uma operária recebe uma dieta diferente, geralmente mais pobre em proteínas. Soldados e machos também seguem nessa linha, mas com diferenças sutis nos níveis hormonais durante o desenvolvimento larval, que se acredita também estar ligado à alimentação.
Chegando ao fim, podemos ver que a Blizzard fez a lição de casa quando o assunto é Zergs e o comportando de insetos sociais e suas características. A combinação de hierarquia rígida, comunicação eficiente, reprodução rápida, adaptação evolutiva e táticas de enxame exemplificam como a biologia de insetos sociais inspirou a criação dessa raça alienígena fictícia.
Ainda sobre o game, de uma maneira geral, hoje Starcraft é lembrado não apenas como um excelente jogo de estratégia, mas também como um marco na história dos videogames. Seu legado continua a influenciar novos jogos e desenvolvedores, e ainda mantém uma base de fãs dedicada que celebra sua complexidade e profundidade. Chamando atenção pelo seu design, narrativa e inovação, permanecendo relevante e apreciado mais de duas décadas após seu lançamento. Fica a recomendação, caso você ainda não tenha jogado.
Utilize o espaço aí abaixo e comente se você já tinha percebido esse paralelo entre os Zergs e insetos sociais. Críticas e sugestões são sempre bem vindas. Até a próxima.
Fontes: Starcraft Wiki Brasil, TL.Net, Mundo Estranho, Uol Educação, Insect Control, Mega Curioso e Beeva Brasil