Fazer uma ponta no seu seriado de TV predileto, quem não queria? E quando a série é nada menos que Star Trek, a coisa fica séria. Eu ficaria literalmente DOIDO. Que mistura mais inebriante de fato e ficção!? Alguns afortunados experimentaram esta mistura mesmo sem ser atores.
A Atriz
Já é bem conhecida a história de Whoopi Goldberg que vibrou ao ver a Tenente Uhura na TV quando nova. A personagem fazia parte da Star Trek TOS (The Original Series) e foi uma das primeiras personagens negras de importância na TV americana. Uhura era interpretada pela atriz Nichelle Nichols). A paixão pela série levou Whoopi a fazer vários episódios em Star Trek TNG (The Next Generation) e dois longas da mesma série.
“Bem, quando eu tinha nove anos, Star Trek surgiu, eu olhei para aquilo e eu fui gritando pela casa: venha aqui, mãe, todo mundo, venha rápido, venha rápido, há uma senhora negra na televisão e ela não é uma empregada! Eu soube então que lá eu poderia ser qualquer coisa que eu quisesse ser”.
Whoopi Goldberg
Mas, para um ator parece ser fácil conseguir um lugar em sua série do coração. Mas imagine alguém que não tem carreira artística?
A Astronauta
Imagino que para uma astronauta não foi difícil ser convidada para fazer uma ponta em Star Trek. A médica Dra. Mae Carol Jemison, nascida no Alabama, participou da missão STS-47 (1992) da NASA a bordo do Ônibus Espacial Endeavour, sendo a primeira mulher negra no espaço. Mas, foi vestindo o uniforme amarelo (engenharia) que ela apareceu no episódio 24 “Second Chance” (maio, 1994) da quarta temporada de Star Trek TNG. Além disso, Nichelle Nichols visitou a produção naquela época e conversou com Mae.
O Cientista
Um cientista famoso como Stephen Hawking (autor de livros como Uma Breve História do Tempo) não teve dificuldade de interpretar a si mesmo no episódio “Descent” (26o da sexta temporada de Star Trek TNG – junho 1993). Logo no início da história o notável cosmólogo participa de um jogo de pôquer holográfico com o androide Data (personagem interpretado por Brent Spiner), Sir Isaac Newton e Albert Einstein. Imagine que mesa brilhante teríamos.
O Rei
Agora se você é rei de uma nação inteira deve ser mais fácil ainda. O Rei Abdullah II da Jordânia, fã confesso da série, viajou na Voyager usando uniforme verde (ciências) enquanto ainda era príncipe. Foi em Star Trek VOY. Tá bom, não é a Enterprise, mas quem liga pra isso? Eu adoraria aparecer os segundos que ele apareceu mesmo sem falar nada. Podia ser até num cargueiro klingon pouco antes de explodir.
Este ano estaremos comemorando em setembro 50 anos desde que foi exibido o primeiro episódio de Jornada nas Estrelas na TV. Agora a CBS está planejando uma nova série televisiva da franquia (espero que não tenha nada a ver com o universo do J. J. Abrams, o destruidor de mundos). Será que agora eu terei chance de aparecer por cinco segundos com uma camisa (vermelha, amarela, verde ou azul, tanto faz) lá no fundo levando um tiro de phaser? Seria uma morte gloriosa. Como dizem os Klingons: Kaplá!