Não é de hoje que se tenta aproveitar, no cinema, o sucesso de algum jogo. Adaptações como: Super Mario Bros, Street Fighter – A Última Batalha, Double Dragon, Alone in the Dark – O Despertar do Mal; trouxeram a reputação de que adaptações de games não funcionam no cinema. Apesar disso, Hollywood não desiste, e já temos varias adaptações à frente – como, Warcraft e Assasin’s Creed. Agora, é a vez do jogo Ratchet & Clank sofrer essa provação.
Heróis da Galáxia: Ratchet & Clank é uma animação baseada na série de jogos, Ratchet & Clank, para Playstation. Nela, Ratchet é um ser alienígena da espécie Lombax. Ele possui uma grande habilidade para mecânica – apesar de ser um tanto desatento – e sonha em entrar para os Patrulheiros da Galáxia. Ao encontrar Clank – um robô criado pelos vilões do filme, mas que por algum defeito acaba servindo ao bem – consegue a oportunidade de finalmente se juntar aos patrulheiros. Juntos terão que deter o Presidente Drek e o Dr. Nefarious de concluírem seus planos maquiavélicos.
O filme, por ser bastante bobinho, acaba pegando apenas o público mais infantil, diria que abaixo dos 12 anos. O roteiro é muito simples e previsível, recheado de clichês. Com exceção do Ratchet e do Clank, os personagens são bastante rasos e pouco carismáticos. Fez muita falta um melhor desenvolvimento das motivações dos antagonistas, o que acaba lhe fazendo perder o interesse neles.
O longa claramente se esforça em tentar agradar o público adulto, fazendo piadinhas com coisas do nosso cotidiano, como: Uber; tá tranquilo, tá favorável; e atualização do Java – avisando que vi apenas a versão dublada. Também tenta usar um pouco de auto ironia e sarcasmo. Ele consegue te arrancar uma risada ali e aqui, mas não o suficiente para agradar um adulto, que logo ficará disperso no filme.
Para não dizer que só falei mal, eu achei a animação muito bonita visualmente, tantos os personagens como os cenários, sendo também muito fiel aos jogos. Na verdade, o visual está idêntico ao último jogo lançado no Ps4.
Enfim, não foi uma experiência horrível assistir a Heróis da Galáxia: Ratchet & Clank. Mas vendo quantos filmes de animação, têm sido feitas ultimamente, que conseguem agradar tanto às crianças como os adultos, e considerando também como a franquia de jogos Ratched & Clank é divertida, acaba sendo decepcionante ver tal filme.
PS: na versão original, possui as vozes de John Goodman e do Sylvester Stallone. Fiquei um pouco frustrado de ter visto a versão brasileira ao saber disso.
Nota: 6/10.