Qual a relação entre as mudanças climáticas, alterações de padrões populacionais, carrapatos (blergh!) e as doenças relacionadas à essas pragas?
No artigo intitulado “Climate change, biodiversity, ticks and tick-borne diseases: The butterfly effect”, (Alterações climáticas, biodiversidade, carrapatos e doenças transmitidas por essas criaturas nojentas: o efeito borboleta) o autor* parte da premissa de que as mudanças climáticas modificam o ambiente e a forma de sobrevivência das diferentes espécies, inclusive dos vetores e patógenos.
*Nota: Tem um Lattes do tamanho da estante da biblioteca que você estudou. Ele é Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz em Recife e do Departamento de Medicina Veterinária da Universidade de Bari na Itália,
Mas onde os carrapatos entram nessa história? Referenciado por dezenas de trabalhos realizados na Europa, África e América do Norte, o autor sugere que os mamíferos hospedeiros apresentam alterações em seus aspectos populacionais em função das mudanças no ambiente e ações antrópicas, introduzindo os parasitas em novas regiões. Além disso, com o aumento da temperatura média do planeta, as atividades dos carrapatos podem ser ampliadas (oh god, no!).
O artigo original faz uma revisão incrível sobre vários aspectos importantes: Sobre o nosso planeta, nosso futuro, desenvolvimento humano e mudanças climáticas, ameaças à biodiversidade, mudanças climáticas versus distribuição e abundância e doenças de carrapatos e o Efeito Borboleta aplicado a importância dos elos tróficos.
Passando pela Teoria do Caos, o autor revive na mitologia Grega o Deus “χάος, khaos” mencionando a premissa de que “pequenas mudanças iniciais (ou locais) apresentam mudanças na dinâmica de sistemas maiores e mais complexos“.
“Life is an unpredictable, but finite process.”
A finalização do artigo é interessante, nela é lembrada a famosa passagem de Chicó (O Auto da Compadecida, 1955) relatando (SPOILER) a morte de João Grilo …”tudo o que é vivo morre”, ou “para morrer, basta estar vivo”.
O que isso significa? A vida de todos os seres vivos do Planeta é influenciada pelo clima. Além disso, o Planeta vai muito bem obrigado! Ele sempre vai existir… a nossa permanência no entanto que é bastante duvidosa.