Duas notícias do mundo da astronáutica nesse vídeo para vocês.
A primeira é que acabou de acontecer (12:36 do dia 5 de Outubro de 2016, hora de Brasília) mais um voo do foguete New Shepard, da empresa Blue Origin do Jeff Bezos.
A intenção primária desse voo foi testar o sistema de abortamento da cápsula que no futuro levará tripulantes para uma viagem no espaço.
Cerca de 45 segundos depois do lançamento, e a uma altura de cerca de 5 mil metros, foi iniciado intencionalmente o processo de abortagem e a cápsula foi ejetada do foguete, uma cena realmente incrível.
Depois de ejetar a cápsula o foguete retornou e pousou verticalmente de forma bem sucedida.
Esse é o quinto voo e pouso bem sucedido desse foguete que leva o nome em homenagem ao astronauta da Mercury Alan Shepard.
Como eu sempre falo para vocês, essa é uma fase crucial de todo o processo de voos espaciais, todos esses testes precisam ser feitos e refeitos, para que no futuro próximo se possa ter segurança de entrar num foguete desses e voar até o espaço.
A outra notícia vem da China.
O país pretende lançar em 2020 a maior nave espacial do mundo.
A China apresentou durante o congresso Internacional de Astronáutica a sua intenção de fazer uma nave espacial para levar turistas ao espaço.
A China está desenvolvendo duas naves, a primeira pesa 10 toneladas e suas asas se expandem por 6 metros, essa nave poderá levar 5 pessoas para um voo a uma altitude de 100 quilômetros, onde o espaço oficialmente começa, atingirá uma velocidade de Mach 6 e os passageiros experimentarão 2 minutos de ausência de gravidade.
A outra é um monstro, pesa 100 toneladas, suas asas se expandem por 12 metros, pode levar 20 pessoas a 130 km de altura, atingirá Mach 8 e os passageiros experimentarão 4 minutos de ausência de gravidade. Essa nave maior poderá ser adaptada para levar satélites para a órbita baixa da Terra.
Os chineses pretendem fazer 50 voos reutilizando a nave.
Ah, e o lema é o seguinte, irá decolar na vertical como um foguete e pousará como um avião. Você já ouviu isso antes? Tenho certeza que sim.
A estimativa é que a passagem custe entre 200 mil e 250 mil dólares.
Os testes devem terminar em 2 anos, pois os testes de terra já foram feitos, e a intenção é voar a primeira vez em 2020.
Fontes:
http://futurism.com/china-plans-worlds-largest-spaceplane-for-2020-launch/