Um dispositivo em sua cabeça aumentando a capacidade de adquirir novas habilidades. O que antes era da ficção científica, como no filme “Matrix”, se torna algo cada vez mais real.
Pesquisadores da HRL Laboratories em Malibu, Califórnia, descobriram que a estimulação elétrica transcraniana (ou de baixa corrente elétrica) pode modular a aprendizagem de habilidades complexas no mundo real.
A estimulação transcraniana utilizada por Dr. Matthew Phillips e sua equipe de investigadores teve como finalidade melhorar a aprendizagem e habilidade de reter novas informações.
Para o experimento, publicado na Frontiers in Human Neuroscience, foram medidos padrões de atividade cerebral de seis pilotos comerciais e militares, e em seguida, transmitidos esses padrões aos novatos para aprenderam a pilotar um avião em um simulador de voo realista (como um ctrl+c ctrl+v) .
O estudo descobriu que os indivíduos que receberam a estimulação cerebral, que acontece por eletrodos na cabeça (sem um furo na nunca), melhoraram suas habilidades de pilotagem.
Apesar de pesquisas anteriores já demonstrarem que a tDCS pode ajudar pacientes a se recuperarem mais rapidamente de um acidente vascular cerebral, aumentar a criatividade de uma pessoa saudável e até ajudar no tratamento da depressão, o estudo atual da HRL Laboratories é um dos primeiros a mostrar a eficácia para acelerar o aprendizado de modo prático.
Especula-se que o potencial de aumentar habilidades com estimulação cerebral pode tornar esta forma de aprendizagem acelerada comum. A aplicação em larga escala será obtida através de mais descobertas sobre a otimização, personalizando e adaptando protocolos de estimulação no sistema nervoso central, tornando-a rotina em ambientes de treinamento e sala de aula.
Um futuro promissor em ciência na saúde se abre a cada dia com mais descobertas e fico particularmente agradecido e maravilhado em viver nesta época.
E ficamos ansiosamente aguardando aprender Kung Fu por uma máquina.
Fontes: Neuroscientist News