Já parou para pensar em como os motores elétricos estão presentes em nossas vidas? Onde quer que estejamos, estaremos cercados de inúmeros motores elétricos. Não acredita em mim? Então vejamos:
A agua que vem até as nossas casas, é trazida por bombas e compressores que utilizam motores; se estiver lendo isso em um computador, há um motor pra cada cooler presente nele, há também um motor que gira o disco do HD. Se ele possuir leitor de Dvd, há um motor que o movimenta a bandeja do leitor, e um outro motor que irá girar o motor; se estiver lendo em um celular, há um motor que é responsável pela vibração dele; um carro movido a combustão possui pelo menos 50 motores elétricos (note que não estou falando de um carro elétrico), um modelo de luxo pode ter até 150 motores: motor do limpador de para-brisa, bomba de combustível, ar condicionado, janela automática, etc.
Além disso, um gerador de eletricidade é nada mais nada menos que um motor elétrico. Deu para perceber como os motores são importantes? Podemos atribuir a eles todo o progresso tecnológico dos últimos 130 anos.
Nada mais justo então, do que aprendermos mais sobre como eles funcionam. Mas, infelizmente, não é muito fácil encontrarmos textos que expliquem um pouco mais a fundo os conceitos físicos por traz de um motor, e livros técnicos exigem muito tempo e esforço para serem lidos. Mas, se há algo que as adaptações de livros para o cinema provam, é que preferimos muito mais ver a ler. Dessa premissa nasce o Guia Mangá Motores Elétricos.
Trata-se de um livro que tenta ensinar conceitos complexos e de difícil compreensão, de uma maneira simples e agradável. Como o livro é quase todo em mangá, tudo que lhe está sendo ensinado possui uma representação gráfica. Isso facilita muito a compreensão do seu conteúdo, pois não se engane, pode parecer um livro bem infantil e superficial, mas não é.
Esse livro utiliza o mangá para mostrar o principio de funcionamento dos motores mais utilizados atualmente: motores de corrente continua, motores sem escovas, motores síncronos motores de indução. São abordados conceitos como: Torque, campo magnético, força eletromotriz e indutância. Algumas partes devem ser lidas com bastante com calma, senão você ficará perdido no assunto.
Além das imagens, que já são uma boa forma de te manter interessado na leitura, há também uma historinha no decorrer do livro. Apesar de possuir um enredo bem simples, ele cumpre muito bem sua função de te manter interessado no livro, também ajuda a descontrair em alguns momentos em que assunto abordado é bastante complexo – a proposito, o protagonista é da área de humanas, se ele consegue aprender como motores funcionam você também consegue.
Na historia, Sôta, após passar em um vestibular, vai morar na capital. Lá ele decide comprar alguns eletrodomésticos quando é atendido por Koiru, uma atendente fascinada por motores que trabalha em uma rua comercial muito antiga. Ela passa a lhe ensinar tudo sobre motores elétricos, e Sôta começa a gostar cada vez mais da rua e dos seus comerciantes, até o momento em que recebem a noticia de que a rua está em apuros por causa de seu baixo movimento.
Apesar de ter quase 200 paginas, ele pode facilmente ser lido em uma tarde. Mas, a não ser que você já tenha um bom conhecimento na área, eu desaconselho veemente isso. Lembre-se, de certa forma ele ainda um livro técnico, se você lê-lo muito rápido, não conseguirá absorver muita coisa.
Algo que me decepcionou um pouco no inicio, foi o fato de sua ordem de leitura não ser inversa como em um mangá tradicional. Mas entendo que deixaram dessa forma para que ele fosse o mais simples e agradável possível, não causando um choque em que não está acostumado com mangás.
Finalizando, este é um ótimo livro para aprender a essência dos motores, mesmo que você não seja um estudante de Engenharia Elétrica. Arriscaria dizer, que mesmo uma criança é capaz de compreender uma boa parte do assunto, de tão simples que é a sua didática.
Se tiver ficado interessado, você pode comprar o mangá direto do site da Novatec. Há mangás de outros assuntos também, como: banco de dados, relatividade, bioquímica, estatística, etc.