A estrela de Tabby, desde o ano passado vem tendo muito destaque não só na imprensa, mas também no meio astronômico.
O destaque é tanto, que o famoso programa Breakthrough Listen irá devotar algumas horas de observação do rádio telescópio de Green bank na busca por algum sinal alienígena na estrela.
O programa Breakthrough Listen, foi criado em 2015, com um financiamento de 100 milhões de dólares para ser usado em mais de 10 anos pela Breakthrough Prize Foundation, e pelo seu criador, o bilionário Yuri Milner.
Esse programa possui os equipamentos mais poderosos do Projeto SETI no planeta Terra, e acesso ao maiores telescópios da Terra, também.
Com isso, será possível observar a estrela com uma sensibilidade muito maior e com uma maior variedade de tipos de sinais
A estrela já foi observada pelo Hubble, pelo Keck, por telescópios infravermelhos por telescópios de alta energia e nada tem sido encontrada.
Mesmo os astrônomos não acreditando que o comportamento único da estrela seja causado por algum tipo de civilização avançada, eles não podem deixar de dar uma olhada.
E a estrela será agora observada pelo rádio telescópio de 100 metros de Green Bank.
As observações serão feitas por 8 horas por noite, no decorrer de 3 noites nos próximos dois meses, começando em 26 de Outubro.
Os astrônomos envolvidos no estudo esperam registrar cerca de 1 petabyte de dados nos centenas de milhões de canais individuais de rádio do telescópio.
O Telescópio de Green Bank, é o maior e mais sensível rádio telescópio no mundo capaz de observar a estrela de Tabby devido à sua posição no céu.
Um novo instrumento do projeto SETI será acoplado ao telescópio para explorar o espectro de rádio observando os bilhões de canais e todas as bandas de maneira rápida e eficaz.
Devido à complexidade das observações, os resultados devem demorar mais de um mês para serem publicados.
Os astrônomos ressaltam que a chance de encontrar algma civilização é de 1 em um bilhão, ou seja, praticamente improvável, mas aqui é ciência, e eles não descartam nada e vão observar mesmo assim.
O Breakthrough Listen está monitorando muitas outras estrelas usando 3 dos maiores equipamentos na Terra, o Telescópio Parkes, na Austrália, o Telescópio de Green Bank, e o Observatório de Lick na Califórnia.
A magia da ciência é essa, nada é descartado, e hoje temos a capacidade e a oportunidade de utilizar todo o poderio tecnológico ao nosso favor.
Fonte:
http://phys.org/news/2016-10-breakthrough-intelligent-life-weird-star.html