Verão chegando não é, mores? Vinte e um de dezembro chegou. Já estou sofrendo por com o calor que vamos sentir.

Tudo bem que no Rio de Janeiro não sentimos muito as diferenças entre as estações. É como aquele meme que diz que temos quatro estações, e elas são: queima a vera, verão, ôforno e inferno. É um meme engraçado mas reflete muito a ladeira a baixo que estamos percorrendo com relação às mudanças climáticas originadas do nosso extermínio constante da natureza.Alguns chamam de extração de recursos naturais eu chamo de extermínio mesmo. Pouco está sendo feito no sentido de restauração dos ecossistemas que destruimos ao longo dos anos. Mesmo que o assunto sustentabilidade seja constantemente abordado em vários ambientes, como os escolares e empresariais, ainda existe um enorme abismo entre o falar e o fazer. Parece que é uma cegueira coletiva, sabe? Cada verão que se passa sentimos mais calor e parece que nada disso faz acender uma luzinha vermelha no nosso cérebro dizendo “perigo, perigo, perigo”, igual nos desenhos animados.

Alguns dirão que o que cada pessoa faz no dia a dia não vai adiantar nada pois o impacto individual é muito inferior aos impactos causados pelas grandes indústrias, mas vou te falar que somando os peidos de todas as vaquinhas nos pastos do mundo eles fazem diferença sim e porque não faria diferença eu mudar meus hábitos diários mesmo que sejam pequenos? Somando o todo de pessoas agindo igual pode fazer a diferença sim.

Além do mais, nós adultos somos o exemplo para os menores. Os pequenos, observando nosso zelo e cuidado para com a natura e controlando e reduzindo nossos consumos e gastos, podem virar adultos muito mais responsáveis com a natureza futuramente, ainda mais que é de pequeno que absorvemos valores que nos acompanharão para a vida toda, e digo isso nos exemplos bons e ruins.

Então, o que custa fechar a torneira enquanto escova os dentes ou lavar o carro com baldes de água, e não mangueira? Tá na hora de parar de ver a natureza como algo que temos que nos relacionar e mudar para o conceito de que somos a própria natureza, pois tudo o que fazemos com ela retorna pra gente, que somos inclusos dentro do todo da natureza.

Bom, acho que já viajei demais em muita filosofia/ecologia e fugi totalmente do assunto principal que é a química dos protetores solares.

Primeiro que a gente pode classificar dois tipos principais de protetores, aqueles que absorvem os raios do sol e aqueles que refletem os raios solares. O primeiro grupo é chamado de protetores orgânicos e o segundo protetores inorgânicos.

Ambos agem com o mesmo objetivo: impedir que os raios cheguem até sua linda pele, um enorme orgão protetor do seu corpinho. E dependendo da extensão, a queimadura pode levar a uma gigantesca gama de consequencias nada boas como: pele vermelha e dolorida e, no caso de exposição prolongada sem proteção, bolhas, febre, calafrios, hipotensão arterial, fraqueza e desmaio.

Imagine você, a Dona Maricota e a Dona Lucinda na praia de biquini em busca das famosas marquinhas. Enquanto elas estão deitadas direto debaixo do sol nas areias da praia, o organismo delas está gritando: “Rápido, estamos sendo atacados! O que essas mulheres estão fazendo? Elas precisam sair de baixo do sol, vão para a sombra, rápido! É, não vão sair.

Agora temos que gerar uma resposta inflamatória na pele para que elas sintam dor e saiam do sol, urgente! Vamos lá!”. E, devo dizer que na praia não precisa, necessariamente, você estar direto debaixo do sol pra isso acontecer, porque a areia da praia é clara e reflete os raios do sol pra debaixo da sombrinha que você acredita estar te protegendo.

E digo isso com a vontade de alertar às famílias que acham que só colocando a criança debaixo do guarda sol adianta alguma coisa. Hashtag só que não. Passem protetor solar e evitem se expor ao sol mesmo que protegidos com sombrinhas. Os raios solares reverberam batendo em tudo quanto é superfície clara e atingindo vocês!

A química do protetor nada mais é do que uma substância orgânica com vários aneis aromáticos, quanto mais anéis, mais as moléculas absorvem os raios solares. Anéis aromáticos são estruturas carbônicas como essas abaixo com um formato de hexágono (polígono com 6 lados).

E, pro protetor solar fazer seu trabalho bem feito, não adianta gastar uma fortuna com um protetor tão caro que você vai ter pena de passar e gastar. Pra ele fazer efeito você tem que, literalmente, passar uma quantidade que cubra sua pele que está exposta totalmente, senão não adianta muita coisa, né? E se você passa pouco tem que passar de hora em hora na pele pra reforçar, porque no calor a gente sua, né? E o suor pode ir retirando o protetor da pele.

Mesmo que o protetor tenha “resistente a água” indicado na embalagem, não confiem, pois esta belezinha consegue fazer de tudo, pessoal, a água é super poderosa. De verdade, sinto que tava na hora da ciência avançar no sentido de inventarem uma pílula de proteção solar pra evitar todo esse transtorno de passar protetor de hora em hora durante a exposição solar. Mas, enquanto não temos essa pílula vamos cuidar da nossa pele. Não custa nada verificar na previsão do tempo online e ver qual o índice UV do dia que vamos estar expostos ao sol e usar isso como aliado no uso do protetor solar.

E não ache que por ter uma pele morena ou negra você está protegido não. Na verdade, não vou mentir, quem tem mais melanina na pele está mais protegido, sim. Isso porque a melanina da pele é também um cromóforo, ou seja, molécula química que contém parte ou conjunto de átomos chamados grupos funcionais que absorvem na região do ultravioleta ou visível.

Melanin molecule. Structural chemical formula and molecule model. Sheet of paper in a cage. Vector illustration

Olha alí os anéis aromáticos que ajudam a absorver a energia dos raios do sol. Mas, mesmo que morenos e negros tenham menos chance de desenvolver câncer de pele que os brancos, isso não invalida o uso de protetores solares, pois ainda assim existe risco. Pessoas com mais melanina, na verdade, só precisam usar fatores de proteção solar (FPS) menores que aqueles indicados para pessoas brancas.

E tá aí, mais um tema legal pra texto: melanina e os diversos tipos de pele. Bom verão pra vocês e evitem eritemas (nome clínico para pele avermelhada pela ação dos raios do sol). Até a próxima, deviantes cuidadosos com suas peles.