Fomos convidados a visitar nesta terça-feira o Instituto Ayrton Senna em São Paulo, para acompanhar a participação da instituição na Hora do Código, uma ação global que visa ensinar crianças e leigos a escreverem suas primeiras linha de código, mostrando que programar não é nenhum bicho de sete cabeças (já foi, não é mais).

Tocado pela fundação Code.org, a Hora do Código é uma campanha que já atingiu 48 milhões de pessoas em todo o mundo a fim de desmistificar os mistérios da programação: diferente de uma época onde poucos tinham acesso, hoje é extremamente simples começar a escrever seus próprios programas graças a metodologias e ferramentas que permitem a inclusão não só de quem entende patavina de computação, como principalmente da criançada. Hoje todo mundo entende que ensinar lógica de programação aos pequenos é importantíssimo para desenvolver o pensamento analítico e permitir que as crianças sejam capazes de resolver problemas.

E é aí que o Instituto Ayrton Senna entra. A Organização Não-Governamental fundada em memória ao grande piloto pouco tempo depois de sua trágica morte tem como principal missão aproximar os dois “Brasis”, o altamente competitivo economicamente e o dos excluídos através da educação. Atuando em 20% das cidades do país em todas as regiões, o Instituto já beneficiou mais de 2 milhões de jovens e capacitou mais de 64 mil educadores, atuando sempre na rede pública de ensino junto aos governos estadual e municipal. Seus programas incluem alfabetização de crianças defasadas, capacitação de profissionais e ações que visam conscientizar os alunos dos problemas que os cercam em suas escolas, de modo que eles mesmos apresentem soluções.

hour-of-code-001

A Hora do Código é mais uma iniciativa abraçada pelo Instituto, já que ajuda no desenvolvimento da criança e permite que os pequenos aprendam novas habilidades. Vários colaboradores da instituição se inscreveram para participar da iniciativa durante a hora de almoço, absorvendo lições simples dos fundamentos da programação. Utilizando programação em blocos (quem já usou o App Inventor conhece) foi possível entender como dar instruções e brincar com os personagens de Frozen (mas é possível criar um game nos moldes do famigerado Flappy Bird), fazendo com que Anna e Elza desenhassem flocos de neve conforme os comandos dados.

hour-of-code-002

A iniciativa da Hora do Código, que é focada em programação em pares dura toda essa semana e teve até o presidente dos EUA Barack Obama como garoto-propaganda. Se você #AmigoDoPause está interessado ou deseja compartilhar os fundamentos da programação com seus amigos, basta acessar este link.