Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #39: Vírus Ebola

por em 25 de julho de 2014 em Scicast | Nenhum comentário

Scicast #39: Vírus Ebola

SciCast_MP3Cover

Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas. Estima-se que até janeiro de 2013, mais de 1.800 casos de Ebola tenham sido diagnosticados, dos quais mais de 70% faleceram. Em 2014 está acontecendo um novo surto na África, só que desta vez ele está se espalhando mais rápido.

Neste episódio, o biólogo, pesquisador e #amigodopause Átila Iamarino (Nerdologia e Rainha Vermelha) volta ao SciCast em grande estilo para uma aula sobre epidemias com foco no vírus mais mortífero descoberto nos últimos 30 anos, o Ebola.

Descubra como surgiu esse virús “do mal”, lacre suas janelas com fita adesiva, escolha um nome melhor que Sabiá para seus vírus mortíferos e saiba o que é ter culhões com uma freirinha muito gente boa. Participam também desta investigação o Silmar, Ronaldo, a treinadora de bactérias Carol e nosso estagiário Bryan, o Moreno (piadas liberadas).

Foto da Arte: Pablo Rigamonti.

Comentado neste episódio:

Cinema

  • Os 12 Macacos (12 Monkeys, 1995): um vírus letal e desconhecido varreu 5 bilhões de pessoas da Terra em 1996. Só 1% da população sobreviveu até o ano 2035, e é forçada a viver no subterrâneo. Um condenado (James Cole) se voluntaria relutantemente para ser mandado de volta ao ano de 1996 para coletar informações sobre a origem da epidemia (que disseram para ele que foi espalhada por um misterioso “Exército dos 12 Macacos”) e localizar o vírus antes que ele tenha uma mutação, para que os cientistas possam estudá-lo. Infelizmente, Cole é mandado para 1990, seis anos antes do esperado, é preso e trancado em uma instituição mental, onde ele encontra a Dra. Kathryn Railly, uma psiquiatra, e Jeffrey Goines, o filho insano de um cientista famoso e especialista em vírus.
  • Vírus (Carriers, 2009): em um mundo devastado por uma epidemia, Brian, sua namorada Bobby, seu irmão Danny e a amiga deles, Kate, estão indo para uma praia onde os irmãos passaram as férias de infância, esperando que fosse um santuário. Quando o carro deles quebra no deserto, eles negociam com um homem chamado Frank, que também está parado porque está sem gasolina. Ele está tentando levar sua filha Jodie ao hospital (ela está infectada com alguma doença), e eles decidem viajar juntos. Durante a jornada, vários dilemas morais surgem, que se sucedem em uma espiral descendente de eventos catastróficos.
  • Contágio (Contagion, 2011): quando um vírus letal, que se espalha pelo ar e que tem o poder de aniquilar a humanidade, é libertado, a comunidade médica mundial corre contra o tempo para desenvolver uma vacina e deter o pânico causado pela possibilidade de contágio. Pesquisadores, militares, a Organização Mundial de Saúde e meros civis se mobilizam para tentar encontrar uma cura e determinar a causa antes que seja tarde demais. Este filme de suspense testa pessoas unidas pela coragem, enquanto a sociedade está se deteriorando.
  • Epidemia (Outbreak, 1995): um vírus que causa uma febre mortal, chamado Motaba, é descoberto na selva africana em 1967. Para manter este vírus em segredo, dois soldados destróem o campo onde ele foi encontrado. Vinte e sei anos depois, em 95, o vírus ressurge no Zaire. Um dos animais hospedeiros, uma macaca-prego, é trazido ilegalmente aos EUA. James “Jimbo” Scott, um funcionário do complexo de detenção de animais Biotest, rouba essa macaca e leva-a até a Califórna, para vendê-la no mercado negro. Durante a viagem, Jimbo é infectado. O vírus se muta em uma nova cepa, capaz de se espalhar como gripe, e vários habitantes do local são expostos ao vírus.

Literatura

  • Ebola (William T. Close): trata-se de um grande clássico de caráter universal primordial para a educação. Possui texto de fácil entendimento que estimula o leitor a pensar e refletir sobre o tema proposto. Em maio de 1995, o mundo conheceu a nova versão do antigo pesadelo: a peste. Em Kikwit, uma cidade do Zaire, na África, dezenas de pessoas morriam de febre hemorrágica, infectadas pelo ebola, um vírus poderoso e até então pouco conhecido. O que a maioria das pessoas não sabe ou lembra é que um episódio semelhante acontecera em 1976, com efeitos igualmente devastadores. Esta epidemia foi testemunhada pelo médico e cirurgião William T. Close – pai da atriz Glenn Close -, que trabalhava na região na época do primeiro contágio e relata de forma romanceada os detalhes da tragédia.
  • Vírus (Robin Cook): em “Vírus”, um médico pesquisador morre de uma misteriosa doença na África. Depois dele morrem centenas de africanos. Algum tempo depois várias pessoas começam a morrer em um centro médico de Los Angeles de um vírus misterioso e fatal. Logo após às primeiras mortes, outros surtos ocorrem e outros hospitais do país, aparentemente sem qualquer ligação com os hospitais anteriores, declaram ter sido atacados pelo mesmo vírus. As vítimas são médicos, enfermeiros e pacientes. A dra. Marissa Blumenthel do CDC (Centro de Controle de Doenças) começa a investigar a doença, a fonte de contágio e a cura para um vírus até então restrito à laboratórios de pesquisa: o Ebola. Aos poucos Marissa levanta inúmeras hipóteses que vão sendo descartadas à medida que a verdade vem à tona: há muitas pessoas que querem encobrir a verdade porque o surto nada mais é do que um esquema intrincado de sabotagem.
  • A Próxima Peste (Garret, 1995): este livro é o resultado de uma pesquisa extensa da cientista Laurie Garrett, que aprofundou em campo os mais avançados estudos científicos, a fim de traçar um mapa das novas doenças que podem ameaçar a vida humana. O ressurgimento de antigas moléstias e as novas formas de outras, como o cólera e a dengue, são discutidos à luz de uma possível solução para evitar novas epidemias.
  • Feed (Anderson, 2007): Titus é um cara que leva sua vida sem grandes preocupações e sem esquentar com o que está acontecendo ao seu redor. Dessa forma, ele não consegue perceber que a sua capacidade de ler, escrever e até mesmo pensar em si próprio está sendo completamente destruída pelo feed, um transmissor implantado em seu cérebro. Os feeds são uma parte crucial da vida de Titus e seus amigos. Afinal, de que outra maneira eles poderiam saber qual é o melhor lugar para se divertir na Lua, como aproveitar as promoções de suas lojas preferidas ou curar as misteriosas lesões que andam aparecendo na pele de todo o mundo? Porém, o confortável mundo de Titus vira de cabeça para baixo quando ele conhece Violet, uma jovem que se importa com o que está acontecendo no mundo e desafia tudo aquilo que o adolescente e sua turma amam tanto. Uma garota que decide lutar contra o feed.

Games

  • Pandemic 2: neste jogo, você cria sua própria doença contagiosa, escolhendo todas as características. Parasita, vírus, ou bactéria; transmitida por insetos, roedores, ar, ou água; sintomas de febre, vômito, tosse ou espirro; e assim por diante. Depois veja sua doença infectar um país, ser combatida, fazer fechar fronteiras e aeroportos, e finalmente dominar e matar o mundo. É possível ver a evolução de uma doença, como ela pode tomar novas formas, e quão mortal ela pode ser.

Saiba Mais

  • Ebola Hemorragic Fever: página do CDC (Center for Disease Control) contendo informações complementares (em inglês) sobre as formas de transmissão, diagnóstico, sintomas, tratamento e prevenção do vírus Ebola. formas de infecção .
Compartilhar

Share This

Share this post with your friends!