Em uma savana africana, um grupo de coletores de comida busca uma caça para alimentar a sua aldeia, mas os grandes animais se encontram afastados. Então um homem primitivo se atenta ao comportamento de um mamífero que quebra uma caixa cheia de insetos e come um liquido dourado.
Curioso, esse homem prova e sente o sabor adocicado desse novo alimento, provavelmente sentiu algumas ferroadas também. Não sabemos em qual cultura nem quando começamos a nos alimentar com mel, mas essa é hipótese mais aceita atualmente.
Quando nos seus mais distantes sonhos o homem poderia conceber que pequenos insetos poderiam produzir um alimento tão rico em calorias e nutrientes? Além disso, esse mesmo ser tem um trabalho muito importante na natureza como a polinização de flores e são capazes de serem letais aos humanos. Esses seres tão peculariares serão o foco desse SciCast.
Aperte o pause:
- Feed do SciCast: http://feed.scicast.com.br;
- Canal do Scicast no Youtube;
- Responde A.I.;
- Tirinhas do SciCast;
- Baixe o papel de parede com a arte da semana.
Redes Sociais:
- Twitter, Facebook, Google Plus, Viber;
- Página dos #AmigosDoPause no Facebook.
Leve o SciCast mais longe:
- Avalie o SciCast no iTunes;
- Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui.
Produção: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Cristian Gomes e Werther Krohling. Apresentação: Ronaldo Gogoni. Participação: Cristian Gomes e Werther Krohling. Edição: Silmar Geremia. Convidado Especial: Giovani Arieira. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.
Comentado no episódio:
- Mundo Podcast [SciCast] [SciCast no Melhores de 2014];
- Teorias a respeito do sumiço das abelhas [1] [2];
- Catálogo de abelhas do Pe. Jesus Santiago Moure;
- Link da Embrapa com diversas informações sobre abelhas e produção de mel;
Documentários:
The waggler dance of the honeybee: Este curto documentário ilustra como o comportamento de comunicação entre as operárias começou a ser pesquisado e a reprodução dos experimentos por outros pesquisadores.
Discovery na Escola: Planeta Vida – O Mundo dos Insetos: A série Discovery na Escola fala, em cada episódio, um tema diferente, e no caso falam sobra insetos e abordam as abelhas.
Filmes:
Meu Primeiro Amor (1991): O filme conta a história de uma garota que não possui mãe e está entrando na adolescência, no verão ela faz amizade com um garoto impopular na escola (interpretado por Macaulay Culkin). Os dois então descobrem o amor e curtem o verão, <SPOILER pra alegria do Silmar> entretanto o garoto joga uma pedra em uma colmeia e é atacado pelas abelhas, por ser alérgico ele morre no meio da floresta.
Abelhas Assassinas (2002, dirigido por Penelope Buitenhuis – não possui relação com o clássico de 1974 de 1974 Curtis Harrington): Um caminhão carregado de abelhas agressivas da América Latina passa por uma cidade rural de Washington quando o seu motorista sofre um acidente e a carga cai, liberando as perigosas abelhas na natureza. O xerife local é uma das poucas autoridades preocupadas com o caso, o prefeito está ligando mais para o dinheiro que conseguirá arrecadar com a venda de um terreno.
Bee Movie – A História de uma Abelha (2007): Barry Benson é uma abelha que formou-se recentemente e quer trabalhar fazendo mel na Honex(produção de alimentos da colmeia). Ao sair da colmeia um dia, vê um mundo totalmente diferente e acaba conhecendo Vanessa, uma florista, com quem quebra a regra que proíbe conversas com os humanos, então descobre que os humanos consomem mel das abelhas ficando bravo e com vontade de mudar a situação.
Séries:
Doctor Who S04E12 – The Stolen Earth: A terra e outros 27 planetas são roubados, ocorre invasão de Daleks, mais do que isso é spoiler. Mas o que nos interessa é que Donna cita o sumiço das abelhas.
The Simpsons S20E8 – The Burns and the Bees: Após perceber que as abelhas estão morrendo, Lisa vai ao professor Frink onde descobre que elas então com sarampo. Lisa passa a cuidar das abelhas em uma estufa onde Sr. Bruns quer construir um estadio de basquete.
Livros:
Vida e Criação das Abelhas Indígenas Sem Ferrão (Paulo Nogueira Neto): O livro, citado anteriormente, é o maior “manual” sobre a vida e criação das melíponas.