Desde nossos ancestrais primatas, nós seres humanos já curtíamos uma carne. Tudo bem que era só carniça, resto que os outros animais deixavam para trás. Mas como naquela época a vegetação (nossa principal fonte de alimento) estava cada vez mais dispersa, tivemos que dar o nosso jeito. Como o ser humano é um bicho do mal, com o tempo aprendemos a fazer armas de pedra e de repente começamos a enfrentar bichos do nosso tamanho ou até maiores.
Mas até ai só comíamos carne crua e sem sal. Num dia frio, a carne estava gelada e alguma boa alma teve a grande ideia de usar o fogo, técnica recém aprendida, para dar uma aquecida no filé ao invés de só acender uns fumos. A partir daí tudo mudou. Cozinhar a carne torna mais fácil a deglutição e digestão, permitindo que o intestino absorvesse mais calorias em menos tempo, assim o homem primitivo ficou todo musculosão e nunca mais colheu frutinhas. Com o domínio do fogo, agora ele também tinha tempo livre, e usava esse tempo pra construir ferramentas, acasalar, desvendar os mistérios da floresta, acasalar, pichar os muros das cavernas e acasalar mais ainda. O fogo Também matava a maior parte das bactérias(muito antes do protéx), então menos uma coisa para nos matar.
Nosso cérebro cresceu, o intestino diminuiu e nos distanciamos ainda mais dos nossos ancestrais, claro, comendo carne cada vez mais. Assim, plantou-se a cultura milenar do consumo massivo de carne que praticamos ávidamente até os tempos atuais. Porém, a sociedade de hoje paga um preço altíssimo por isso: cerca de R$ 25,00 o quilo do contra-filé.
Descubra com quantas alcatras se faz um churrasco e ajude Silmar Geremia, @marceloguaxinim" href="http://www.twitter.com/marceloguaxinim" target="_blank">Marcelo Guaxinim, Matheus Silveira, Eduardo Sales Filho, Maíra Moraes, Lúcio Luiz e Flavio Soares a prepararem o melhor bife de podcast jamais feito na podosfera brasileira.
O que são os especiais de férias do SciCast?
O SciCast sempre mimetizou uma sala de aula, mesmo que de forma caricata, e para continuar com a zoeira (e nós sabemos o que dizem sobre a zoeira) resolvemos propor a outros podcasts amigos essa mistura e intercâmbio de idéias como forma de apresentar o SciCast e a ciência a ainda mais pessoas e de trazer momentos de descontração e entretenimento aos nossos ouvintes. Afinal, estamos de férias.
O que é o Papo de Gordo?
- Site: www.papodegordo.com.br
- Facebook: http://www.facebook.com/papodegordo
- Twitter: http://www.twitter.com/papodegordo
- Instagram: http://instagram.com/papodegordo
Agora você pode ajudar a financiar o SciCast
Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Gustavo Simioni e Rafael Brisola. Equipe Papo de Gordo: Eduardo Sales Filho, Maíra Moraes, Lúcio Luiz e Flavio Soares. Equipe SciCast: Silmar Geremia, @marceloguaxinim" href="http://www.twitter.com/marceloguaxinim" target="_blank">Marcelo Guaxinim e Matheus Silveira. Edição, Sonorização e Mixagem: Carlos Junior e Eduardo Sales Filho. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.
Diretoria:
- Ajude a financiar a iniciativa do SciCast doando qualquer valor, saiba mais aqui;
- Agenda do SciCast na Campus Party 2015;
- Página dos #AmigosDoPause no Facebook;
- Avalie o SciCast no iTunes;
- Papel de parede da vitrine (download 1920 × 1080).