Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #61: Primeira Guerra Mundial

por em 26 de dezembro de 2014 em Scicast | 21 comentários

Scicast #61: Primeira Guerra Mundial

fones-de-ouvido_318-29044Extremamente recomendado ouvir este episódio com fones de ouvido.

 

Em agosto de 1914 começou uma das fases mais sombrias que a raça humana já enfrentou. O que era pra ser uma guerra rápida que acabaria com todas as guerras, tornou-se somente a primeira grande prova das atrocidades que o ser humano é capaz de cometer.

A Primeira Guerra Mundial veio para bater todos os recordes de perversidade conhecidos até então. Nunca, até aquele momento, houveram tantos soldados, tantas armas, tantas batalhas, tantas mortes. Mais uma vez a industria da guerra fez com que novas tecnologias surgissem e tecnologias já existentes fossem aprimoradas, tudo em prol da eficiência assassina. A locomotiva, o rádio, o telégrafo, antes utilizadas para diminuir as distâncias agora eram usadas para auxiliar na tomada de territórios e no posicionamento de tropas.

Esse evento mostrou muito bem o quanto o ser humano pode ser poderoso e evoluir a passos largos quando se une por um objetivo em comum. Mas infelizmente esse objetivo era cruel, mesquinho e egoísta. O conflito acabou se estendendo por quatro anos, deixando 20 milhões de mortos, número semelhante de feridos e mudando os rumos da história para sempre.

 

btn_donateCC_LG
120x53-doar-laranja

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Estrela Steinkirch@marceloguaxinim" href="http://www.twitter.com/marceloguaxinim" target="_blank">Marcelo Guaxinim, Matheus Silveira, Rafael Brisola e Pedro Alcides. Revisores: Estrela Steinkirch @marceloguaxinim" href="http://www.twitter.com/marceloguaxinim" target="_blank">Marcelo Guaxinim. Apresentação: Silmar GeremiaEngenharia de Som: Silmar Geremia. Edição: Silmar Geremia, Estrela Steinkirch e Daniel Cápua. Sonorização e Mixagem: Silmar Geremia e Estrela Steinkirch. Convidado Especial: Joselito Sousa. Colaboraram: Ronaldo GogoniAndré Carvalho. Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

Diretoria:

 

Comentado no episódio:

Links interessantes:

  • Armistício – Artigo que descreve a origem e significado do termo “Armistício”.

Filmes:

  • Filme Joyeux Noël: filme que retrata a trégua entre os exércitos da Alemanha, Escócia e França na véspera de natal de 1914. Quando estoura a guerra, na calmaria do verão de 1914, milhões de homens são pegos de surpresa e levados a agir. Chega o Natal, com sua neve e vários presentes da família e do exército. Mas a surpresa não viria de dentro dos generosos embrulhos que se encontram nas trincheiras francesas, escocesas e alemãs. Naquela noite, um evento momentâneo mudaria o destino de quatro personagens: um padre anglicano, um tenente francês, um excepcional tenor alemão, seu amor e sua companheira, uma soprano. Durante a noite de Natal, acontece o inesperado: soldados saem de suas trincheiras e deixam para trás seus rifles para apertar as mãos do inimigo.

Games:

  • Verdun. Verdun é um jogo de Tiro em Primeira Pessoa (FPS Shooter) em que você entra em vários servidores (cada um com capacidade para 32 jogadores dos dois lados). Os times são divididos em Alemães e Franceses. Com fardamentos e armas da época da Primeira Guerra, É uma experiência interessante. Ainda está em processo de melhoramentos (já que é uma empresa indie que o fabricou e não tem muitos  fundos para desenvolvimento).

Livros:

  • Nada de novo no frontfoi escrito pelo alemão Erich Maria Remarque (1898-1970) a partir das lembranças da sua participação na guerra, durante a qual foi ferido três vezes. Publicado primeiramente em folhetim e, em 1929, em livro, o romance atingiu um sucesso imediato, vendendo 500 mil exemplares somente na Alemanha. Até então, na literatura, a guerra era retratada como um pano de fundo para romances de aventura ou com neutralidade, e era admissível como solução para conflitos políticos. Com a obra-prima de Remarque, pela primeira vez foi dado um tratamento radicalmente pacifista à experiência da guerra – razão pela qual o livro é considerado o fundador do caráter pacifista que habita a moderna literatura ocidental e o próprio pensamento intelectual até hoje. As ânsias do autor, que teve seus livros proibidos e queimados pelas autoridades nazistas, foram de encontro às da população de um mundo traumatizado pelo conflito e temeroso (não sem razão, mostraria a história) por um novo embate. Em 1930, o livro foi levado ao cinema pelo diretor Lewis Milestone, alcançando também sucesso mundial e fama de filme cult.

 

  • Pantvgruel

    Muito bom o cast. Um livro foda e bastante cultuado é “Tempestades de aço” de Ernst Jünger, tem uma boa edição da Cosac. Tmb vale a pena ler sobre Jünger e sua relação com as duas guerras e os nazi.

  • Roy Mustang

    Aeh Silmar!!! Não deixou passar nenhuma piada infame!

  • Roy Mustang

    Sobre o CAST, só tenho uma coisa a dizer: CHUPA JOVEM NERD!!!
    Genial contarem alguns eventos na forma de um jogo de RPG!

    • Calma homem :)
      Ele foram nossa inspiração ;)

      • Roy Mustang

        Q nada, quero disseminar a discórdia! Huahahaha

        • Prof. Barbado

          Não vim trazes a paz mas disseminar a discórdia né Roy? hahahahahahahaha

    • Fábio

      Só falta agora ter fanboy de podcast. Espero que seja apenas uma brincadeira.

      • Roy Mustang

        É uma piadinha interna. Teve um cast que um ouvinte disse que conheçia o NC via Scicast e o Ronaldo falou o chupa JN. Acho que nem o SIlmar deve ter percebido a relação. O NC vez um programa sobre primeira guerra, que depois desse ficou bem inferior, graças à inovação do roleplay.

        • Marcos Afonso

          Concordo. Ficou bem melhor.

  • Fábio

    Ansioso por ouvir, só espero que as brincadeiras estejam pautadas nos momentos certos, pois tem episódio que vocês incorporam o Faustão e mal deixam os convidados concluírem suas ideias.
    Abraços

  • Rafael Brizola

    Excelente cast novamente! A dinâmica do jogo de RPG ficou muito legal!

  • Marcos Paulo Morale

    Simplesmente espetacular! Adorei a pegada de RPG, logo no dia do Nerdcast de RPG! Edição fantástica, a cada dia vocês estão melhores!

  • Erick Carvalho Campos

    Esse podcast foi excepcional! Sem mais.

  • Wagner Bonaza

    Matador! Um dos melhores podcasts que já ouvi, muito completo e a sacada com RPG ficou muito boa! Parabéns, encerraram 2014 em grande estilo.

  • Henrique Vieira

    Perderam a piada mais clássica do Scicast, na hora que o Joselito e o Ronaldo caíram da conferência, e a Estrela disse “ainda estou aqui”, Silmar/Marcelo poderia ter falado “se a Estrela cair, façam um pedido”.

  • Pingback: SciCast #61 — 100 anos do início da Primeira Guerra Mundial()

  • Sensacional o episódio! E como vários comentaram, também achei incrível usar o RPG pra conta a história =D Deu uma dinâmica bem legal e nos fez “entrar” na história!

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Lucas Balaminut

    Ouvindo pela segunda vez, mas da melhor maneira: geacron + google images + academia online

  • Paulo Henrique Costa Barros

    Muito bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Glaucia

    Parabéns gente, nesse episódio vocês seguiram a risca a frase “ciência tem que ser divertido”. Abraços!

  • Germano

    Olá, pessoal!
    Desculpem a chatice, mas contribuo como posso.
    Em vários episódios ouvi a palavra “houveram”. No sentido de existir, este verbo é impessoal, portanto, não varia. Dói ouvir, ainda mais por gostar do podcast.
    Rigor no uso do idioma é tão importante quanto no uso dos métodos científicos.
    Apenas para contribuir.
    Abraços,

  • Murilo

    o que é o GAcrom que vcs falam .. que dá para ver o desenrolar das fronteiras??

Compartilhar

Share This

Share this post with your friends!