Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #58: Propulsão Espacial

por em 5 de dezembro de 2014 em Scicast | 9 comentários

Scicast #58: Propulsão Espacial

Se você está ouvindo esse podcast e sabe que hoje a tarde não irá à praia pois estará chovendo; entende que a lua não é feita de queijo gruyère; compreende a origem do universo e adora o Réveillon em Copacabana, então você entende a importância da Propulsão Espacial.

Desde os chineses do séc. XIII com suas “flechas de fogo” usando pólvora, até a ideia de fusão nuclear para propulsionar objetos, fomos aprimorando as maneiras de desenvolver os conceitos básicos enunciados por Newton no século XVII e usar diversas maneiras de nos beneficiarmos do par ação-reação.

Nesse percurso acumulamos conhecimentos extraordinários, contudo perdemos várias vidas, muitas por irresponsabilidade e impaciência de compreender que a ciência antes de tudo é feita por seres humanos e precisa de tempo para se desenvolver e se aprimorar.

O tempo passou, a ciência da propulsão espacial evoluiu e os resultados foram foguetes com capacidades antes impensáveis de empuxo, satélites em órbitas, velocidades e posições específicas; naves chegando à marte e homens à lua.

 

btn_donateCC_LG
120x53-doar-laranja

Agora você pode ajudar a financiar o SciCast

Produção e Coordenação: Silmar Geremia. Equipe de Pauta: Estrela SteinkirchDaniel CapuaTarik FernandesRevisor: Marcelo MatosApresentação: Silmar Geremia e Jorge Flávio Costa. Engenharia de Som:  Silmar Geremia. Edição, Sonorização e Mixagem: Silmar Geremia. Convidados Especiais: Fábio XavierRoberto Pena e Carlos CardosoFoto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

 

Diretoria:

 

Comentados no episódio:

 

Livro:

  • Guia do Mochileiro das Galáxias: Na série de livros de Douglas Adams, O guia do mochileiro das galáxias, a nave coração de ouro usa um motor de improbabilidade infinita que gera propulsão simplesmente por ser improvável que ele funcione com uma ideia tão esdruxula. Como efeito colateral não se sabe onde, o que quando, como, ou qualquer outra pergunta, sobre o destino da nave e seus tripulantes.

 

Vídeos:

  • Gravidade: No filme Gravidade em dado momento um dos astronautas usa um extintor de incêndio pra gerar impulso e “se pilotar” de volta a um local seguro [DVD] [Bly-Ray] [3D].
  • Jornada nas Estrelas – A Série Clássica: Uma das séries mais amadas da televisão está chegando ao mercado em uma nova e lindíssima embalagem! A versão remasterizada de toda a série clássica de Jornada nas Estrelas vem repleta de extras mais do que especiais, e tudo com áudio e imagem incríveis em uma linda luva. Tenha em casa o fenômeno que iniciou toda a mitologia de Jornada nas Estrelas. [Box DVD]
  • Lucas Balaminut

    Timing perfeito com o lançamento do foguete da NASA!

  • Lucas Balaminut

    Baixando enquanto janto no Tailandês com a galera, quando me perguntam: Lucas, why are you so excited?
    Because I’m about to learn rocket science!

  • Malcomtux

    Estou muito puto porque o streaming do lançamento da Orion travou bem na contagem regressiva (P***a NASA!), ainda bem que tem scicast sobre propulsão espacial para acompanhar. o/

  • Jonathan Moreira

    Adoooooro seus casts!! Me ajudaram muito nas minhas aulas. Mas nao exagerem tanto nas transições… Muito longas

    • Você fala das notícias da época? São parte do espetáculo, pra ambientar.

  • Ótimo episódio pessoal! Tenho aprendido muito com vocês, e esse episódio então, nem se fala. Parabéns pela ótima pauta!

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

  • Anthenor Júnior

    Incrível! Primeiro SciCast que escuto, e já comecei uma maratona. Parabéns! Vocês são foda!

    • Valeu Anthenor, você ainda tem muita diversão pela frente ;)

  • IZhaq06

    Eu gostaria de parabenizá-los pelo cast!

    me inspirei demais nesses temas para fazer alguns dos meus contos Sy-fy eu não manjada nada de Propulsão agora não sou Ph.D mas to usando menos “licenças poéticas” indo mais pra parte técnica.

    eu gostaria de parabenizá-los por isso tb.

    se possível eu gostaria de compartilhar algo que achei a muito tempo atras no HN é achei muito foda!

    http://www.ibiblio.org/apollo/listings/Comanche055/

    o código fonte do projeto apolo..
    foi modificado para não relevelar segredos da nasa mas ta tudo la.

Compartilhar

Share This

Share this post with your friends!