A Terra é um sistema vivo que abriga milhões de organismos, incluindo os humanos, e apresenta delicado equilíbrio para manter a vida. A Geologia é a ciência que estuda a Terra: sua origem, evolução, funcionamento e como podemos contribuir para preservar os habitats que sustentam a vida.

A Geodiversidade é a natureza abiótica (meio físico) constituída por uma variedade de ambientes, fenômenos e processos geológicos que dão origem às paisagens, rochas, minerais, solos, águas, fósseis e outros depósitos superficiais que propiciam o desenvolvimento da vida na Terra, tendo como valores intrínsecos a cultura, o estético, o econômico, científico, o educativo e o turístico.

Acompanhe nossos “terronautas” em um mergulho pelos confins do planeta e todas as suas camadas sedimentares, descobrindo as maravilhas por trás desta ciência tão desconhecida. Descubra se é pedra ou rocha, seja perseguido por sem-terra, saiba se dá pra cavar até a China com nosso especilista em pedras, digo rochas, Juliano Yamada, sem se assustar com terremotos ou vulcões aparecendo no centro da cidade.

Foto da Vitrine: Pablo Rigamonti.

Diretoria

Comentado no Episódio

  • SciCast #025 — Aquele com a história da História: Comentamos sobre o tempo histórico e a Historiografia, além de falarmos sobre as várias eras, desde o começo do universo até o nosso tempo.
  • Determinando a idade dos fósseis: Nesse texto do blog ceticismo.net, escrito pelo Alexander Kellner, temos uma breve e precisa descrição de como é feita a datação absoluta e relativa.
  • Entrevista: Vestibulanda tirou dúvidas sobre a profissão com especialista em hidrogeologia e fundador da Sociedade Meteorítica Brasileira (SMB)

Vídeo

Cinema

  • O Núcleo – Missão ao Centro da Terra (2003): Repentinamente a Terra parou de realizar seu movimento de rotação, devido a uma força ainda desconhecida que está agindo sobre o planeta. A paralisação traz consequências desastrosas para o planeta, já que proporciona a deterioração do magnetismo da Terra e, consequentemente, também de sua atmosfera. Para tentar descobrir o que está havendo e resolver a crise o geofísico Josh Keyes (Aaron Eckhart) escala uma equipe com alguns dos mais brilhantes cientistas do planeta, que tem por missão ir até o núcleo da Terra para reativar a rotação do planeta.
  • Inferno de Dante (Dante’s Peak, 2007): Harry Dalton (Pierce Brosnan), um vulcanologista (perito em fenômenos vulcânicos), e Rachel Wando (Linda Hamilton), a prefeita de Dante, uma pequena cidade, tentam convencer o conselho dos cidadãos e outros geólogos a declarar estado de alerta, pois um vulcão muito próximo, que está inativo há vários séculos, entrará em erupção. Mas interesses econômicos são contrariados com a notícia, que pode afastar um grande empresário que pretende fazer investimentos que iriam gerar 800 empregos diretos na cidade.
  • Volcano (2009): Em Los Angeles surge um desconhecido vulcão ativo, causando grande destruição e criando um rio de lava que atravessa as ruas, aniquilando tudo que surge no seu caminho. Assim, se decide se criar uma barreira que desvie a lava para o mar, antes que mais pessoas sejam mortas.
  • Prometheus (2012): Prometheus é um filme norte-americano de 2012 dirigido por Ridley Scott, escrito por John Spaihts e Damon Lindelof, e estrelado por Noomi Rapace, Michael Fassbender, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green e Charlize Theron. A história do filme se passa na segunda metade do século XXI, centrando na tripulação da nave estelar Prometheus enquanto eles seguem um mapa estelar descoberto entre os restos de várias civilizações antigas da Terra. No filme temos a presença de Fifield, um GEÓLOGO.