Pages Menu
TwitterRssFacebook
Categories Menu

Scicast #107: A História dos Podcasts

por em 30 de outubro de 2015 em Scicast | 21 comentários

Scicast #107: A História dos Podcasts

Hoje vamos falar de algo que pouca gente conhece e espero que te surpreenda: PODCASTS! Bem… se você está ouvindo isso então você já o conhece…

Vamos tentar de novo… Olá amigo ouvinte, amiga ouvinte! Obrigado amigo do pause por baixar esse arquivo de rádio na internet! Essa semana vamos levar até você um lindo podcast que tentará explicar de onde vêm e pra onde vai essa mídia. (Nota: O Guaxa não vai ganhar bônus de natal com esses textos, certamente).

Descubra aqui: Como se gravava o som antigamente, que processo evolutivo ele passou até chegar no podcast nosso de cada dia. O podcast é realmente uma rádio na internet? Porque as pessoas colocam POD ou CAST no nome de seus programas? E, principalmente, com quantos gordos se faz um programa de sucesso?

Com Silmar Geremia (Voz de taquara)Marcelo Guaxinim (Voz de veludo)Leo Lopes (Voz de radialista), Bia Kunze (Voz de mulher), Thiago Miro (Voz de prefeito), Dudu Sales (Voz de gordo).

Print

Publicidade:

 

Links Patrocinados:

 

Contato Comercial:

 

Especial Aniversário SciCast:

Redes Sociais:

Aperte o pause:

 

Produção Geral/Edição: Silmar Geremia. Equipe:  Marcelo GuaxinimConvidados Especiais: Leo LopesBia KunzeThiago Miro e Dudu SalesArte da Vitrine: Silmar Geremia.

 

Comentados no Episódio

 

Livros:

  • PODCAST Guia Básico – O livro ‘Podcast – Guia Básico’ ensina o passo a passo para se criar um podcast de qualidade, desde a escolha de um tema e elaboração de pauta até as técnicas de edição e melhores formas de disponbilizar seu programa de áudio na internet. Escrito por Leo Lopes, responsável pela edição do Nerdcast (maior podcast brasileiro, com milhares de ouvintes), este livro serve tanto de introdução ao tema para quem está começando quanto de material de referência para as pessoas que já trabalham com essa mídia da internet.
  • REFLEXOES SOBRE O PODCAST (por um bando de gente esquisita aí…)

Textos:

Sem e-mails essa semana, mas:

Guaxinim (arroz de festa) no Youtube: O canal dele e a participação dele no Potatoes Bord Games.

  • Wesley Fuzinatto

    Por ser o melhor podcast eu costumo deixar para ouvir por último (a cereja do bolo) da minha lista semanal. Mas como desta vez foram os únicos pontuais vamos logo ao que interessa. Ciência funciona trouxa, pra não ser sexista.

    • inuyashagui

      hhahahahah boa adaptação da expressão

    • Werther Krohling

      Hahahahahahaha Show!

  • inuyashagui

    Mais uma viagem no tempo!!! Vamos lá!!!

  • Ótimo o programa, parabéns!!

    Olha, eu não consumo muito youtube. Eu escuto podcast porque eu faço isso no metrô e no trabalho, mas não dá pra ver vídeos nesses lugares. Ademais, quando eu consumi algo do Pirulla, o menos interessante era a cara dele, na verdade eu consumi exatamente como a Bia fez. Eu queria o canal do Pirulla em podcast.
    Vou fazer uma confissão, eu um dia fiquei fuçando até encontrar um jeito de achar o feed de canais no Youtube. O YT deu uma escondida nisso, mas consegui achar. Ai pensei, porque não? Coloquei no BeyondPod. Ele puxou uma lista de episódios. Claro que não funcionou de forma alguma. Na real eu sabia que não ia rolar, mas a esperança é a última que morre. Isso tudo pra falar que se a pessoa tem um canal no YT onde a imagem não é elemento essencial, não vejo porque não lançar como podcast, eu com certeza consumiria alguns youtubers dessa forma.
    Outras dificuldades é que não dá pra ouvir um vídeo com o YT em segundo plano no celular, o que é muito irritante, e os cortes nos vídeos me são muito disruptivos. Muito. O cara tá falando, o áudio está suave, conciso, mas fica aquele monte de cortes que acaba com minha imersão no assunto

    Enfim, foi mais um comentário sobre YT do que sobre podcast, mas na verdade é um clamor pra que o pessoal diversifique sua distribuição, se o formato do conteúdo permitir.

    Abraços!

  • Augusto Ganzert

    Legal! Fico pensando quando sai o episódio sobre a ficção científica de Isaac Asimov.

  • Guilherme Gondin

    Cara, esse programa ficou enorme… podiam fazer isso com todos.

  • Marcos Vinicius Moreira

    Parabéns ao SciCast pelo aniversário, e muito sucesso! Uma reunião de peso mesmo. Tudo de bom, e continuem divulgando a ciência, ela é necessária para todos nós, mesmo pessoas peçonhentas como eu, que sou de humanas. Abraço!

  • Ótimo cast, com muita informação importante.

  • Andrey Santiago

    Aquele agradecimento no final foi lindo! Scicast é o meu podcast preferido da podosfera brasileira, acompanho desde janeiro e so tenho elogios, continuem com o otimo trabalho e nunca deixem a ciencia ficar chata! :D

  • Inoue

    Saudações.
    Parabéns a todos os envolvidos.
    Uma vida longa e prosperidade para o SciCast.

  • Inoue

    Parabéns a todos os envolvidos.
    Vida longa e prospera

  • Leandro Pereira

    Neste episódio o Silmar se contradisse. Felizmente ele se contradisse. Quando definem que poscast tem que ser distribuído por feed, o Guaxinim pergunta se não morreria a mídia num futuro onde teríamos melhores conexões e passaríamos a ouvir por streaming. O Silmar o corta respondendo “o podcast está muito bem estabelecido assim”.

    Silmar, meu amigo, você anunciou estarem no Deezer logo no começo do programa. Vocês deram um grande passo à frente com o podcast. Podcast nao é mais a definição do Leo desde que ele mesmo começou. Vocês têm player no site, por exemplo. Podcast pra mim era o blog em áudio até anunciarem isto.

    Portanto, programa em áudio distribuído em larga escala sob demanda me parece uma definição melhor.

    A alguns anos o celular morreu. Com ele morreu o rádio FM embarcado. Nao tendo mais rádios, quem gosta, tem q optar pelp streaming ou pelo podcast. A rede 4g está se adaptando bem. 2015 realmente foi um ano importante e marcante. O Thunder Show trouxe muita gente influente da “grande mídia”. O GVCast tende a influenciar os empresários, que são uma classe também influente. A distribuição por streaming só vai aumentar o alcance e pela primeira vez, desde que ouço podcasts, vejo que ele tem grandes chances de ser sim o assunto na mesa do jantar da família. Na minha, já é.

  • Wagner CS

    O podcast tem essa vantagem sensacional e paradoxal: Ouve-se sem parar quem não pode parar.

  • Maurício Campos

    Gostei muito do inicio!!! Parabéns pelo aniversario, que venha mais muito anos.

  • dellagustin

    Olá pessoal do scicast!

    Parabéns pelo programa e pelos dois anos de grande sucesso!

    Sou um fã da mídia podcast e foi interessante ouvir mais sobre a sua história.

    Nos últimos temos, resolvi até usar minhas poucas habilidades de programador Javascript para criar uma extensão para o chrome para assinar podcasts, o podStation. Aproveito o tema propício para deixar meu jabá: https://goo.gl/4heAEV

    Espero que essa mídia só cresça, assim como o youtube, contribuindo com a democratização da criação de conteúdo!

  • ThallisPHP

    Parabéns equipe do SciCast!!! Vocês são excelentes! Estou certo de que não fui o único a me emocionar com o agradecimento do Silmar.

    Um adendo, se o Pirula fizesse um podcast ele seria o Pirucast ? kkkkkkkkk

  • Jacarepaguá – A zona Negativa

    Leo que me perdoe, mas Universo HQ ser o site mais conceituado de quadrinhos do Brasil é canelada… Todo mundo sabe que é o MDM, o 7º maior blog do Brasil. xD

  • Stefano

    Apenas eu notei o Ableton Live ali?

  • Vida longa ao ON DEMAND! Tomara que o Dudu esteja errado e os podcasts se popularizem…

Compartilhar

Share This

Share this post with your friends!