Um novo estudo realizado na província de Alberta, sudoeste do Canadá, procura examinar a veracidade de 10 crenças comuns sobre a Vitamina D. As crenças variam da capacidade da vitamina em reduzir fraturas; melhorar a depressão e o bem-estar mental; prevenir a artrite e o reumatismo; melhorar o tratamento da Esclerose Múltipla; além de diminuir a incidência de câncer. O estudo, no entanto, encontra poucas evidências que corroborem que a suplementação dessa vitamina causa os efeitos desejados.

Como os canadenses estão se preparando para longos dias de exposição ao Sol no verão, a publicação tem buscado esclarecer acerca dos benefícios médicos sugeridos de um nutriente proveniente de nosso Astro-Rei: a Vitamina D.

O nutriente é amplamente visto como um elemento bastante importante para a nossa boa saúde. Muitas pessoas acreditam piamente no seu potencial benefício no tratamento de uma série de condições médicas – como a depressão e a Esclerose Múltipla – e sentem a necessidade de implementar diariamente a vitamina em suas vidas. Entretanto, segundo Michael Allan, professor de Medicina e diretor da Faculdade de Medicina e Odontologia da Universidade de Alberta, muito do que as pessoas acreditam não é validado pela ciência.

“Não seria ótimo se houvesse uma única coisa simples que você ou eu poderíamos fazer para sermos saudáveis, como tomar uma vitamina todos os dias? É algo bem apelativo. Mas uma pessoa normal não precisa fazer isso”, diz Allan. Ele é o principal autor do estudo, que foi publicado no Journal of General Internal Medicine.

De acordo com Allan, apenas algumas das dez crenças que a sua equipe examinou pareciam apresentar alguma prova científica. Dentre essas, a mais forte foi a que sugere que a vitamina ajuda na redução de fraturas em idosos. “Mesmo aquelas que realmente apresentavam boas evidências de benefícios, não pareceram promissoras”, disse ele. Apesar disso, é importante frisar que todos esses resultados obtidos no estudo não descartam a importância da vitamina no que diz respeito às crenças em questão, ela apenas ainda não foi comprovada. Allan é rápido em apontar que grande parte das pesquisas já realizadas sobre o tema foi mal executada e consiste de provas de má qualidade. Segundo ele, os avanços precisam ser consistentes para serem relevantes, clinicamente falando. É o que sua equipe busca com o estudo.

Apesar da falta de provas, é inegável a importância da Vitamina D no que diz respeito a outros benefícios ao corpo humano, como facilitar a absorção de cálcio pelo nosso organismo. Portanto, nada de negligenciar a importância do nutriente e do ato de tomar Sol, ok? Lembre-se que é a exposição aos raios UVB o principal fator responsável pela ativação da vitamina.