Fazer uma ponta no seu seriado de TV predileto, quem não queria? E quando a série é nada menos que Star Trek, a coisa fica séria. Eu ficaria literalmente DOIDO. Que mistura mais inebriante de fato e ficção!? Alguns afortunados experimentaram esta mistura mesmo sem ser atores.


Obs.: Se você não conhece o enorme universo ficcional de Star Trek (Jornada nas Estrelas) talvez deva ouvir o SciCast 74. Posso adiantar aos não iniciados: Star Trek é muito mais que Kirk e Spock. Star Trek inclui cinco séries live action de TV, uma série animada, doze longas metragens e uma infinidade de quadrinhos, games e livros.

A Atriz

guinan

Whoopi começa interpretando o papel aparentemente pequeno em Star Trek The Next Generation. Sua personagem, Guinam, cresceu de tal maneira que acabou por ter episódios praticamente seus na série televisiva. Isso levou uma participação importante no longa Star Trek Generations. Mais tarde vai participar também de Star Trek Nemesis.

Já é bem conhecida a história de Whoopi Goldberg que vibrou ao ver a Tenente Uhura na TV quando nova. A personagem fazia parte da Star Trek TOS (The Original Series) e foi uma das primeiras personagens negras de importância na TV americana. Uhura era interpretada pela atriz Nichelle Nichols). A paixão pela série levou Whoopi a fazer vários episódios em Star Trek TNG (The Next Generation) e dois longas da mesma série.

Representação importa...

A personagem Uhura inspirou a atriz Whoopi

“Bem, quando eu tinha nove anos, Star Trek surgiu, eu olhei para aquilo e eu fui gritando pela casa: venha aqui, mãe, todo mundo, venha rápido, venha rápido, há uma senhora negra na televisão e ela não é uma empregada! Eu soube então que lá eu poderia ser qualquer coisa que eu quisesse ser”.

Whoopi Goldberg

Mas, para um ator parece ser fácil conseguir um lugar em sua série do coração. Mas imagine alguém que não tem carreira artística?

A Astronauta

Mae

Tripulante Palmer e o engenheiro La Forge interpretados por Mae Jamison e LeVar Burton – Star Trek foi pioneiro em valorizar os personagens negros na TV.

Imagino que para uma astronauta não foi difícil ser convidada para fazer uma ponta em Star Trek. A médica Dra. Mae Carol Jemison, nascida no Alabama, participou da missão STS-47 (1992) da NASA a bordo do Ônibus Espacial Endeavour, sendo a primeira mulher negra no espaço. Mas, foi vestindo o uniforme amarelo (engenharia) que ela apareceu no episódio 24 “Second Chance” (maio, 1994) da quarta temporada de Star Trek TNG. Além disso, Nichelle Nichols visitou a produção naquela época e conversou com Mae.

download

A única tripulante da Enterprise que realmente viajou no espaço: Dra. Mae Carol Jemison.

O Cientista

Star_Trek_Next_Generation_Hawking_TVGM

Recriações holográficas dos grandes físicos da história no holodeck da Enterprise: Einstein, Hawking e Newton. Ficção ligada a ciência.

Um cientista famoso como Stephen Hawking (autor de livros como Uma Breve História do Tempo) não teve dificuldade de interpretar a si mesmo no episódio “Descent” (26o da sexta temporada de Star Trek TNG – junho 1993). Logo no início da história o notável cosmólogo participa de um jogo de pôquer holográfico com o androide Data (personagem interpretado por Brent Spiner), Sir Isaac Newton e Albert Einstein. Imagine que mesa brilhante teríamos.

O Rei

abdullahvoyager05272013

Príncipe Abdulla II fazendo figuração em Star Trek Voyager.

Agora se você é rei de uma nação inteira deve ser mais fácil ainda. O Rei Abdullah II da Jordânia, fã confesso da série, viajou na Voyager usando uniforme verde (ciências) enquanto ainda era príncipe. Foi em Star Trek VOY. Tá bom, não é a Enterprise, mas quem liga pra isso? Eu adoraria aparecer os segundos que ele apareceu mesmo sem falar nada. Podia ser até num cargueiro klingon pouco antes de explodir.

O Rei Abdulla II comanda um país que é considerado o mais cosmopolita entre as nações islâmicas.

Este ano estaremos comemorando em setembro 50 anos desde que foi exibido o primeiro episódio de Jornada nas Estrelas na TV. Agora a CBS está planejando uma nova série televisiva da franquia (espero que não tenha nada a ver com o universo do J. J. Abrams, o destruidor de mundos). Será que agora eu terei chance de aparecer por cinco segundos com uma camisa (vermelha, amarela, verde ou azul, tanto faz) lá no fundo levando um tiro de phaser? Seria uma morte gloriosa. Como dizem os Klingons: Kaplá!

capacete02-001

Este sou eu com uniforme de ciências de Star Trek Voyager. Como não sou artista nem sou da nobreza posso tentar forçar a barra com o diploma de cientista. O capacete é só tirar uma onda de astronauta.