Pra você que, assim como eu, sempre quis saber qual é a história por trás do famoso poster de um disco voador com a frase “I Want to Believe” do seriado Arquivo X, aí vai a resposta!

Em 1994, conheci uma uma das séries mais legais de ficção científica da TV: Arquivo X! E a imagem (ou uma das) que acabou virando um simbolo do seriado é um poster que mostra um UFO sobrevoando algumas árvores e, abaixo dele, o slogan “I Want to Believe” definia bem o personagem Fox Mulder (interpretado por David Duchovny) – um agente especial do FBI.

Frase ficou imortalizada no poster presente em toda a série "Arquivo X"! (foto: Divulgação)

Frase ficou imortalizada no poster presente em toda a série “Arquivo X”! (foto: Divulgação)

O poster aparece logo no episódio piloto da série e pode ser visto em um cartaz pendurado na parede do escritório do FBI (mesa de Fox Mulder):

Cena do episodio piloto de Arquivo X!

Cena do episódio piloto de Arquivo X!

Para dar um ar mais misterioso às histórias de ovnis relatadas no seriado, a produção de Arquivo X não dava detalhes sobre a origem da foto usada no poster, o que deu origem a uma série de teorias e buscas da “verdade” por parte dos fãs e “ufólogos” que acreditavam que aquilo poderia ser um flagrante real de um avistamento de discos voadores!

Mas para aqueles que “querem acreditar”, aí vai um balde de água fria: A nave alienígena da foto foi apresentada ao mundo por Billy Meier, um suíço que diz estar constantemente em contato com seres de Plêiades que, segundo ele, sempre vem nos visitar (e, eventualmente, roubar umas vaquinhas e fazer marcas engraçadas em plantações só pra tirar um barato).

A fotografia original é de 1975, foi tirada em Schmidrüti (Suíça) e vale lembrar que, apesar das fotos feitas por Meier já terem sido desmascaradas há muito tempo e diversas vezes (sim, os ovnis de Billy Meier eram falsos), muita gente até hoje ainda “quer acreditar” que esse suíço consegue mesmo se comunicar com ETs!

Em 1977, a ex-esposa de Meier foi a público revelar o que todo mundo que tem bom senso já sabia: Seu ex é um impostor! As famosas naves de Meier eram feitas com tampas de latões de lixo, lampadas e outros objetos simples…

E, em 1998, o próprio Billy Meier admitiu que “nem sempre” apresentou provas reais ao público, dando algumas “derrapadas” como da vez em que ele apresentou uma foto com duas mulheres (que seriam aliens vindas do Universo Dal), mas que tudo não passou de um pequeno “mal-entendido”, pois elas eram, na verdade, artistas que se apresentavam em um programa de TV!  :)

Fim incerto do poster

Embora o poster “Eu quero acreditar” do episódio piloto foi substituído em outros episódios, a lenda sobre o assunto e o estilo meio conspiratório continuaram entre os fãs da série.

Não se sabe ao certo o que ocorreu com o poster original de “I Want To Believe”, mas o mais provável é que ele tenha ido para o lixo. Pelo menos foi isso o que o deu a entender a produção da série, quando doou um dos cartazes usados em X-Flies ao Museu Smithsonian de História. Na ocasião, o criador da série disse ao museu que o material usado em Arquivo X havia se perdido e/ou foram roubados.

xfiles_chris_carter

O site IMDB – uma das maiores referências sobre cinema do mundo – afirma que todos os adereços usados no set de filmagem do escritório do agente Fox Mulder estão preservados no Museu de Entretenimento de Hollywood, mas confirma que o poster foi substituído diversas vezes, tornando desconhecido o destino do original!

Interesse no assunto

Como mostrado pelo excelente site Know Your Meme, consultas no Google para a frase “I Want to Believe” tiveram o seu pico em 2008, quando estreou nos cinemas um longametragem da série. No entanto, como podemos ver abaixo, o termo voltou a ganhar evidência novamente em janeiro de 2016, justamente por causa da re-estreia da série:

I_want_to_believe-google

E você, quer acreditar? Eu queria… mas tá difícil!