Neste 50 anos vários legados de Jornada nas Estrelas podem ser listados. Merece destaque a parte conceitual que a série nos trouxe na forma de ideias e filosofias. Uma delas seria a base da cultura Vulcana e que acaba por permear todo o universo fictício da série: IDIC (Infinitas Diversidades em Infinitas Combinações).

O conceito de IDIC foi representado na série clássica por uma joia que combina um círculo e um triângulo. A tal joia era chamada de kol-ut-shan e simboliza o sol de Vulcano nascendo sobre o sagrado Monte Seleya. Valorizar a diversidade e a combinação desta diversidade é algo marcante que acompanha todas as séries que se originaram da obra original de Gene Rodenberry. Tanto a diversidade de formas de vida como as civilizações exóticas foram motores de toda a trama das viagens espaciais de Star Trek.

Diversas formas de vida

Quanto as formas diversas de vida Star Trek inova ao apresentar seres baseados em silício, por exemplo.  ALERTA SPOILER! O episódio  “The Devil in the Dark” (número 25 da primeira temporada – março de 1967) de Star Trek: The Original Series (TOS) tinha tudo para ser mais um episódio do tipo “o monstro da semana”. Uma criatura que expele ácido e mata mineiros num planeta longínquo acaba por ser considerada uma vítima. A Horta, como se chamava a criatura de silício, participa de um elo mental com Spock e nos proporciona um dos momentos mais tocantes da série.

Outra forma de vida “mineral” criada para uma história de Jornada nas
Estrelas foram os Tholianos. O episódio de TOS chamava-se “The Tholian Web” (número 64, 3a temp., out. 1968).  Só na última série do universo Star Trek os Tholianos receberam uma representação visual (“In a Mirror, Darkly”,  no. 95, 4a. temp, abril 2005 – Star Trek: Enterprise – ENT).

Formas de vida incorpóreas (energéticas) ou que vivam no espaço apareceram aos montes em todas as séries e foram tratadas com respeito, onde o enfrentamento armado nunca era a primeira atitude de interação.

diversidade de forma de vida

Diversidade de forma de vida: Formas de vida energética (TNG: acima a esquerda e TOS: abaixo a direita) e formas de vida mineral (a Horta: abaixo e a esquerda e um Tholiano: acima e a direita)

Sociedades exóticas

As jornadas espaciais da franquia levaram a Federação dos Planetas lidar com com sociedades baseadas no capitalismo exacerbado ou códigos éticos e legislativos bizarros.  Em geral, a metáfora da ficção científica presente em Star Trek partiu de características da nossa sociedade humana. Ao extrapolar um comportamento humano se criava uma nova sociedade. Daí, a lógica nos dá os vulcanos, a agressividade os klingons, a sagacidade os romulanos e a ganância os ferengis.

No alto a direita o vulcano Tuvok (Voyager), alto e esquerda um Klingon, abaixo e a direita Commander romulana Donatra (Nemesis) e Quark, o negociante ferengi de DS9.

No alto a direita o vulcano Tuvok (Voyager), alto e esquerda um Klingon, abaixo e a direita Comandante romulana Donatra (Nemesis) e abaixo e a esquerda Quark, o negociante ferengi de DS9.

Participe do Setembro SciFi no Planetario do Rio.