E lá se foi mais uma semana acordando às 5 a.m. E eu estou achando incrível como o meu organismo está se dando bem com essa nova forma de encarar o sono.

Não tenho ficado mal humorada ou sonolenta durante o dia, pelo contrário, tenho mais energia para fazer minhas atividades e me sinto melhor de forma geral. Mas basta dormir pouco que eu acordo brigando até com a sombra e fico com uma enxaqueca terrível o dia todo. O que só reforça o que eu disse no último texto, dormir o tempo necessário é essencial para o organismo.

E isso nos traz de volta ao meu grande problema do último texto que se repetiu essa semana, eu não consigo ir dormir no horário.

Para resolver de vez esse problema dei uma pesquisada por aí e encontrei alguns artigos falando sobre como ‘avisar’ para o seu organismos que está na hora de dormir. Vamos lá:

Rotina

Eis a palavra-chave de tudo. Manter uma rotina de sono é muito importante para que seu organismo fique bem, inclusive nos fins de semana.

Como eu já citei, esse texto da Sleep Foundation recomenda que dormir seja uma prioridade ao invés de ser algo a ser feito só quando o dia acaba ou quando você não aguenta mais ficar acordo.

Se for preciso, acrescente um alarme do seu celular com o horário que você deve dormir e, assim que ele tocar, pare o que estiver fazendo e durma .

Já fiz a primeira parte

Já fiz a primeira parte

Mantenha os aparelhos eletrônicos longe

Quem vive sem kit básico (celular e computador) hoje em dia? E ainda tem o tablet, a TV, o video game… Mas, o caso é que esses aparelhos interferem no nosso sono de várias maneiras.

celular_cama

Assim fica difícil ter sono.

A luz emitida pelas telas desses aparelhos diminuem a produção de melatonina que é o hormônio responsável pelo controle do nosso ciclo de sono. Menos melatonina faz com que seja mais difícil adormecer e se manter dormindo.

Eu sei que é muito difícil diminuir  uso dos nosso tão queridos gadgets, mas se pararmos de usa-los 30min antes do horário de dormir, já ajuda muito. E o melhor de tudo, faça de sua cama uma “zona livre” de gadget, ensine seu cérebro que a cama é lugar de dormir.

Outro problema é que usar esses aparelhos podem “despertar” seu cérebro. Seja sincero, quantas vezes você não colocou um episódio daquela série bobinha no netflix, só pra pegar no sono e quando viu já estava no meio da temporada?

 Alguns artigos ainda defendem que mesmo a luz e o som das notificações do seu celular podem prejudicar a qualidade do seu sono e que o ideal é que ele não fique no quarto durante o sono, ou pelo menos, esteja no modo avião.

Conforto

Não ia falar sobre isso porque parece meio óbvio, mas escolhi pecar pelo excesso. Faça com que seu quarto seja o mais confortável possível, um lugar aconchegante é mais propício para o sono. Tenha um bom colchão (sério, colchão de qualidade é caro, mas pense nele como um investimento) e um travesseiro de qualidade. Mantenha o quarto escuro e silencioso.

Esse ambiente mais confortável vai te ajudar a dormir mais rápido e também a descansar melhor durante o sono.

Comer e beber

Outro conselho da categoria “nunca é demais”: evite consumir bebidas alcoólicas e que contenham cafeína (café, chá preto, chá mate, refrigerantes etc) próximo a hora de dormir.

Comer demais ou ingerir alimentos pesados também pode prejudicar a qualidade do sono.

 

Vou juntar todas essas dicas e tentar dormir no horário de agora em diante. Se elas funcionarem poderei dizer que tenho uma nova e muito mais saudável relação com o sono.

 

Quer acompanhar esse desafio mais de perto? É só me seguir no twitter e instagram.