Quantos planetas no Sistema Solar são ativos geologicamente falando?

Acertou quem falou 2, e quais são eles?

A Terra é certeza, e o outro que entra para essa lista restrita é Mercúrio.

Isso mesmo, o pequeno e quente Mercúrio também é ativo, na verdade ele está encolhendo a cada dia.

Usando imagens obtidas pela sonda MESSENGER pesquisadores chegaram à conclusão que existem em Mercúrio pequenas e jovens escarpas, essas pequenas falhas continuam se formando atualmente à medida que o planeta continua se resfriando e contraindo.

A Mariner 10 na década de 1970 e a própria sonda MESSENGER já haviam confirmado a existência de grandes falhas em Mercúrio, que haviam se formado quando o planeta começou a se resfriar.

Porém, só perto do final da missão da sonda MESSENGER quando ela chegou bem perto de Mercúrio é que foi possível observar as pequenas escarpas que sobreviveram ao bombardeio de asteroides.

Essas pequenas falhas ativas em Mercúrio são consistentes com a descoberta também recente de que no planeta existe um campo magnético por bilhões de anos.

Com o resfriamento lento Mercúrio ainda possui um núcleo externo quente, e provavelmente deve ter tremores de terra também.

Essa pesquisa é muito importante, pois mostra que Mercúrio é um mundo ativo geologicamente falando contrariando o que os cientistas pensavam por anos. Essa é a magia da ciência!!!

Fonte:

http://www.nasa.gov/feature/the-incredible-shrinking-mercury-is-active-after-all