Existem diversas razões para manter um peso saudável e agora você pode adicionar mais uma para a lista: é bom para o seu cérebro!
Pesquisadores da Universidade do Arizona (UA) descobriram que ter um maior índice de massa corporal, ou IMC, pode impactar negativamente o raciocínio em adultos mais velhos.
Como? A inflamação é a culpada.
Os pesquisadores analisaram dados de um dos maiores estudos a longo prazo da Inglaterra, o English Longitudinal Study of Aging, que inclui um banco de dados com mais de 12 anos de informações sobre a saúde, o bem-estar e as circunstâncias sociais e econômicas da população inglesa maior de 50 anos.
Eles analisaram o envelhecimento dos adultos ao longo de um período de seis anos. Eles tinham informações sobre os participantes de um outro estudo chamado BMI, inflammation and cognition, e encontraram o mesmo resultado em ambas as pesquisas.
O marcador estudado foi o nível de PCR no sangue. A Proteína C Reativa é um marcador de inflamação sistêmica no corpo, e seu alto índice conseguiu prever uma queda no raciocínio e memória.
As descobertas somam mais um dado, mostrando o papel importante do IMC na equação ainda não totalmente desvendada do declínio cognitivo. Apesar de importante, temos que lembrar que estes são apenas resultados de correlação.
O declínio cognitivo é uma parte normal do envelhecimento, mesmo em adultos saudáveis, e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida. E saber que o IMC influencia nesse aspecto a longo prazo pode ser mais um dado pra perdermos uns quilos a mais.
Fonte: Neuroscientistnews